Copa do Mundo

16h54min - 14 de Junho de 2014 Atualizado em 17h53min

Mineirão vive dia histórico em estreia na Copa do Mundo com Grécia e Colômbia

Jogo entre as duas seleções levou mais de 57 mil pessoas ao estádio, que ficou colorido com as camisas amarelas do time sul-americano

O Mineirão viveu mais um dia histórico com a partida de estreia do estádio na Copa do Mundo, neste sábado (14/06). O jogo entre Colômbia e Grécia trouxe 57.174 mil torcedores ao Gigante da Pampulha. A torcida colombiana coloriu quase todas as arquibancadas com camisas amarelas, em meio a alguns atleticanos e cruzeirenses, num espetáculo contagiante garantido pela vitória da equipe por 3 a 0.

Os jogadores Pablo Armero, Carlos Sanchez e James Rodriguez levaram ao delírio os colombianos ao marcarem gols para a La Cafetera, apelido da Seleção da Colômbia. Os torcedores sul-americanos vibraram durante os 90 minutos de jogo, participando de cada lance, fazendo olas e gritando "olé", nos minutos finais da partida.

O técnico da Colômbia, José Pékerman, disse que ficou feliz por ter entrado para a história do estádio, já que o Mineirão recebeu pela primeira vez um jogo de Copa do Mundo. "Sempre vão se lembrar de forma positiva da Colômbia, que ganhou esse primeiro jogo no estádio. Fico muito feliz por isso", disse. Pékerman aproveitou para agradecer o apoio da torcida mineira. "O povo de Belo Horizonte sempre nos apoiou enquanto estivemos na cidade. Sou muito agradecido por isso", comentou.

Um dos momentos que entusiasmou a disputa foi a dança que o lateral esquerdo Armero puxou após marcar o primeiro gol da Colômbia. "Essa é um estilo de dança chamado El Bunde, muito popular na costa colombiana do Pacífico, mas praticada em todo o país", explicou o jogador. A alegria da torcida foi elogiada por parte do elenco do técnico Jose Pekerman. "Fiquei impressionado com a energia que vinha da arquibancada. Foi uma experiência única ver o espaço todo colorido de amarelo. Era como seu eu estivesse na Colômbia", declarou o zagueiro Zapata.

Vitoriosa, a equipe colombiana, que volta a disputar a Copa após 16 anos, tem, como próximo desafio, a Seleção da Costa do Marfim, no dia 19, em Brasília. Já a equipe grega, que participa, pela terceira vez, do Mundial, comandada pelo português Fernando Santos, joga contra o Japão no mesmo dia, na Arena das Dunas, em Natal.

Mineirão, estádio de padrão internacional

Neste sábado (14/06), o Mineirão estava totalmente equipado com Posto Médico Avançado (PMA), na Av. C esquina com Av. Abrahão Caram, com cerca de 80 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, além de equipamento para atendimento de urgência e emergência de última geração. Dois helicópteros do Corpo de Bombeiros, além da equipe da corporação, também estavam à disposição dos torcedores. Equipes da Polícia Militar de Minas Gerais e da Polícia Civil de Minas Gerais asseguraram o clima de tranquilidade e segurança durante a partida entre Grécia e Colômbia.

O novo Mineirão foi o estádio mais testado para a Copa do Mundo de 2014. Desde a sua reinauguração, em fevereiro de 2013, o estádio já recebeu, entre jogos e shows, mais de 1,2 milhão de pessoas. Nesse período, foi palco de 40 partidas de futebol, com a maior média de público dos últimos dez anos: 32.427 torcedores.

Em 2013, o Gigante da Pampulha foi escolhido, ao lado do Maracanã, como o melhor estádio do Campeonato Brasileiro, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que envolveu profissionais dos 20 clubes que disputaram a competição. Os dois estádios receberam nota 9,4 em um total de 10. A reforma do estádio, entregue dentro do prazo e do orçamento estipulados, ficou cerca de 60% mais barata do que a reforma do Maracanã.

A transformação do Mineirão em uma arena multiuso de alto padrão também foi fundamental para colocar Belo Horizonte na rota dos grandes eventos internacionais. Em 2013, o estádio recebeu, dentre outros, shows de Elton John, Paul McCartney, da cantora Beyoncé e da banda de heavy metal Black Sabbath, que antes não podiam ser realizados na cidade por falta de local adequado.