15h23min - 07 de Abril de 2015 Atualizado em 15h36min

Municípios do Vale do Jequitinhonha participam de ações de atividade física e alimentação saudável

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação e Esportes, promoveu, nesta segunda e terça-feira, no Vale do Jequitinhonha, uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) e Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Para dar suporte aos eventos, a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul ainda vai repassar, no decorrer deste mês, mais de 17 mil panfletos para os municípios de Almenara, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Palmópolis, Rubim e Salto da Divisa, que possuem polos das Academias da Saúde finalizadas.

Referência técnica da Academia da Saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS) Pedra Azul, Marcelo Alves destacou que, a partir do tema da campanha ‘Segurança de alimentos: do campo à mesa (e em todos os lugares)’, a equipe tem buscado mobilizar todos os municípios para a realização das atividades. “Nossa intenção é que as ações sejam contínuas nesses municípios que possuem os polos das academias da saúde e que, nos demais, as atividades também sejam desenvolvidas em um espaço adequado à prática de atividade físicas, integrando as orientações aos usuários sobre a importância da alimentação saudável”, enfatizou.

O município de Divisa Alegre é um exemplo e vem desenvolvendo, nesta semana, palestras nas escolas, com o objetivo de combater o sedentarismo dos alunos. Em salas de aula, professores e alunos fizeram cartazes sobre o tema, que foram expostos, na segunda-feira (6/4), em caminhada e passeio ciclístico com alunos da Escola Estadual de Divisa Alegre. A proposta foi chamar a atenção da população sobre o problema da má alimentação e da falta de atividade física.

Na oportunidade, a fisioterapeuta Deise Amorim reforçou que um contínuo trabalho já vem sendo feito nas escolas da rede pública, inclusive com reuniões junto aos pais de alunos para discutir sobre o tipo de alimentos que os estudantes estavam levando para os colégios. “Muitos alunos levavam salgadinhos, biscoitos recheados e refrigerantes. Então, fizemos um alerta sobre os riscos destes alimentos que continham muito sódio, gorduras saturadas e excesso de carboidratos, o que poderia ocasionar futuros problemas de saúde, como obesidade infantil, hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares”, explicou.

Já em Felisburgo, nesta terça-feira (7/4), foi realizada uma caminhada com duração de 30 minutos, partindo do hospital de Felisburgo até a unidade da Academia da Saúde. Nesta ação, a comunidade teve a oportunidade de se exercitar e, ao longo do percurso, acompanhar pequenas palestras sobre os cuidados com a saúde. A secretária municipal de Saúde, Alice Pereira, defendeu o alerta à população, necessário para que todos tenham cuidado ainda maior com a saúde e autoestima. “Isso é fundamental, porque apesar de termos profissionais competentes aptos a atender a população, cabe a cada indivíduo dar o primeiro passo para a mudança da sua condição de vida, para que as coisas melhorem de fato”, afirmou.

Outra ação ocorreu também em Jequitinhonha, onde o evento teve como propósito buscar uma melhoria da autoestima dos participantes, por meio do incentivo a alimentação saudável e a prática contínua da atividade física. Resultados positivos, inclusive, já vêm sendo alcançados pelo município desde a criação do grupo Agita Jequi, composto por idosos, hipertensos e diabéticos. O secretário municipal de Saúde, Pablo Santos, explicou que muitas pessoas que tinham problemas de depressão, por exemplo, e que passaram a integrar o grupo, começaram a apresentar melhoras significativas, com o trabalho de ressocialização. “Já temos formada no nosso município uma rede bem articulada, que orienta nossos pacientes a participarem do grupo. Isso só traz benefício para quem participa, pois as pessoas praticam atividades físicas e têm significativas melhoras cardiovasculares e respiratórias. Além disso, o grupo é um espaço propício à criação e fortalecimento de amizades”, apontou.

Participante do grupo, a aposentada Leanor Alves, que sofria com a hipertensão, regularizou a pressão arterial e não sente mais dores pelo corpo, desde que iniciou a atividade física. Por sua vez, Isabel Rodrigues relatou melhora de fortes dores no braço. “Desde que comecei a fazer a fisioterapia e, depois, quando entrei no grupo Agita Jequi, comecei a viver um momento novo na minha vida. Não sinto mais dores no corpo. Meu braço está forte e não existe mais tempo ruim para mim. Quero sempre ir no grupo porque tem bons profissionais e tenho ótimas companheiras”, disse.

Programação do mês de abril

As ações em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde ainda vão ocorrer, ao longo do mês de abril, na região Nordeste de Minas Gerais.

Em Jequitinhonha, as ações estão seguem até a sexta-feira (10/4). A partir de quarta-feira (8/4) os eventos, no período da manhã, terão aeróbica, zumba, palestras educativas, dança e amostras de frutas e legumes naturais. Na quinta-feira (9/4), em frente ao Banco do Brasil, será realizada aeróbica, zumba, palestra educativa e dança, e, no dia 10, na praça da rodoviária, haverá passeata com destino à praça de eventos.  Vale lembrar que, no período noturno, as ações acontecem sempre no trevo fechado próximo ao quartel, com rodas de capoeira, aeróbica, zumba, palestra, treinamento funcional e dança.

Em Medina, no período da manhã, as atividades serão realizadas no sábado (11/4), na praça Max Machado, com direito a caminhadas, exercícios funcionais, zumba e aferições de pressão arterial e glicemia capilar.