Copa do Mundo | Turismo

18h40min - 20 de Junho de 2014 Atualizado em 21h18min

Na véspera do jogo em Belo Horizonte, visitantes argentinos invadem o Mercado Central

Argentinos se encantaram com as peças de artesanato, o queijo e a cachaça mineira e pretendem continuar a explorar os pontos turísticos da capital

Acostumado com a presença de turistas estrangeiros, o Mercado Central, em Belo Horizonte, ficou lotado de torcedores argentinos nesta sexta-feira (20/06). Neste sábado (21/06), a Seleção Argentina entra em campo pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, contra o Irã, às 13h, no Mineirão. Vestidos com tradicional camisa azul e branca, ‘los hermanos’ desfrutaram do que há de melhor na gastronomia e na cultura de Minas Gerais no mercado. Entre os itens mais requisitados pelos visitantes estavam as peças de artesanato, o queijo e a cachaça mineira.

Um grupo de cinco argentinos que, pela primeira vez, visita o Brasil, voltou para casa com o carrinho repleto de compras. Carolina Mordini, Marco Mordini, Angelo Mordini, Patricio Paolini e Adrián Rios desembarcaram em Belo Horizonte na quinta-feira (19/06) e foram conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Depois de passarem pela Savassi, eles resolveram conhecer o Mercado.

“Estou encantada com a variedade de produtos que este lugar possui. Já garanti alguns para levar comigo para a Argentina”, contou Carolina. Além da cachaça, eles compraram bucha vegetal, uma rede e queijo Canastra. “Aqui as pessoas têm boa comida, pratos variados e muito deliciosos”, avaliou Patricio Paolini, que se diz apaixonado pelo pão de queijo. “Quero aprender a receita para fazer em nosso país”, avisou. Os turistas permanecem em BH até o domingo, quando seguem para São Paulo.

Acompanhado dos filhos Alex, Sebástian e Fernando, Claudio Aldaz chegou a Belo Horizonte vindo dos Estados Unidos, onde moram. No Mercado Central, a missão era, além de provar a pratos da culinária mineira, comprar uma cachaça de boa qualidade para fazer a famosa caipirinha. “Uma cidade tão bonita, com boa comida e boa bebida é irresistível”, comentou. Para Alex, o melhor prato mineiro que experimentou até agora foi também o pão de queijo. “Pão de queijo com presunto e queijo. Uma delícia”, afirmou. A programação desta sexta-feira (20/06) à noite é prosseguir explorando a capital mineira. “Iremos até a Savassi para conhecer mais da cidade e experimentar novidades da gastronomia local”, finalizou.

Mercado Central

Inaugurado em 1929, o Mercado funcionava como uma feira a céu aberto no terreno cedido pela prefeitura. Na década de 1960, quando o executivo municipal decidiu vender a propriedade, os comerciantes se uniram, compraram o terreno e construíram um enorme galpão coberto de 14.000 m2, com o objetivo de abrigar as lojas. Desde então, o Mercado se tornou um dos pontos de encontro mais tradicionais de Belo Horizonte.

Atualmente, o local possui mais de 400 lojas, onde se encontra de quase tudo. Para quem procura por artesanato, objetos de decoração e utensílios domésticos, não há melhor lugar para encontrar artigos de couro e palha, panelas de pedra ou de ferro, roupas de bordado ou crochê, cerâmicas, entre outros artigos. A variedade de restaurantes, docerias e queijarias também um dos principais atrativos do mercado.