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Turismo

18h54min - 01 de Dezembro de 2010 Atualizado em 16h29min - 23 de Junho de 2013

Novas mídias e interação digital são temas do Congresso Mineiro de Hotelaria

BELO HORIZONTE (01/12/10) - A utilização da internet como ferramenta direta de promoção e venda de produtos turísticos foi o principal tema abordado na série de palestras durante a manhã desta quarta-feira (1º), no Congresso Mineiro de Hotelaria, em Belo Horizonte.

O primeiro palestrante foi o gerente comercial da PMWEB - empresa especializada em marketing digital -, Augusto Rocha. O especialista revelou importantes dados que comprovam a força da internet como meio para alavancar vendas, fidelizar e conquistar novos clientes. “Pesquisas comprovam, por exemplo, que a cada R$ 10 gastos pelos internautas em compras online, R$ 3,5 são destinados ao turismo. O mercado de compras e vendas na internet registra um crescimento de 48% ao ano”, explica.

Rocha afirmou ainda que 55% dos brasileiros que pesquisam viagens na internet efetuam compras de produtos turísticos online. “É um mercado em franca expansão. Os hotéis que investem em vendas online, se equipando e disponibilizando este serviço, são beneficiados e acabam beneficiando os turistas, que ganham na competitividade dos preços online”, conclui.

Na sequência, José Claudio Terra, presidente da Terra Fórum - empresa que desenvolve soluções de gestão do conhecimento -, falou sobre a importância da utilização das redes sociais como complemento às estratégias adotadas para a inclusão na era digital.

De acordo com Terra, pesquisas sobre os hábitos dos jovens brasileiros - futuros consumidores - comprovam que 80% deste público são usuários de redes sociais, como Facebook e Twitter. “Dados do Ministério do Turismo apontam que a internet é a segunda fonte de informações na pesquisa para a próxima viagem, e, em primeiro lugar, está a indicação de amigos”, ressalta. E conclui: “com pouco dinheiro, uma dose de inteligência e criatividade todos podem trabalhar a internet como ferramenta de divulgação dos destinos disponíveis no mercado”.

Programação

A programação do Congresso Mineiro de Hotelaria prossegue com palestra sobre “Perspectiva econômica de Minas Gerais para o crescimento do Turismo” e “Gerenciamento de Receitas”. Os profissionais inscritos antecipadamente participam de clínicas tecnológicas, painéis, oficinas e apresentações oferecidas pelo Sebrae, Senac e Fatec/CDL. 

Encerrando as atividades do Congresso, representantes do Governo de Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira e da iniciativa privada debatem o tema: “Copa de 2014 - Sustentabilidade da hotelaria diante da abertura de novos hotéis x centros de convenção x aeroporto.

Após o debate, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana promovem o 5º Encontro da Hotelaria Mineira. O evento reúne os principais chefs da hotelaria de Belo Horizonte para uma noite de degustação de pratos elaborados especialmente para a ocasião.

Congresso Mineiro de Hotelaria

O Congresso Mineiro da Hotelaria, que se encerra nesta quarta-feira (1º), é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih/MG) e conta com o apoio do Senac-MG, Sebrae-MG e Fatec/CDL.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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