Copa do Mundo

19h47min - 21 de Dezembro de 2012 Atualizado em 09h33min - 27 de Junho de 2013

Novo Mineirão impressiona convidados

Personalidades dos mundos político, desportivo e social mineiro e brasileira estiveram presentes no evento

A solenidade de entrega oficial das obras do Mineirão, nesta sexta-feira (21), reuniu personalidades dos mundos político, desportivo e social mineiro e brasileiro, para conhecer um dos mais modernos estádios do mundo. Os depoimentos comprovam que todos ficaram impressionados com a beleza imponente do Gigante da Pampulha.

Hector Silva, ex-jogador uruguaio: “Eu joguei em 1965, quando se inaugurou, com a Seleção do Uruguai e, depois, em 70, fui para o Palmeiras e vim jogar aqui outras vezes contra Cruzeiro e o Atlético Mineiro. O estádio ficou um espetáculo, vai fazer um papel bonito na Copa”.

Procópio Cardoso, ex-técnico: “Tive o privilégio de jogar pelo Atlético e Cruzeiro, aqui no Mineirão. Participei da inauguração, com a Seleção Brasileira, no dia 7 de setembro de 65. O Mineirão era ótimo para se jogar, mas eu acho que o espectador público não ficava bem acomodado. Eram arquibancadas, os banheiros não eram adequados. Com essa reforma, o Mineirão está apto a receber qualquer tipo de jogo de futebol. Há conforto para o jogador, para o espectador, para a imprensa. Então eu acho que Minas Gerais deu um passo gigantesco e só vai beneficiar os nossos clubes”.

Reinaldo Lima, ex-jogador:“A sensação é de uma enorme alegria de estar aqui. A gente vê o Mineirão hoje, moderno, confortável, lindo, um estádio padrão Fifa. Esse é o grande presente que o governador Antonio Anastasia deu para o povo de Minas Gerais. Dá vontade de correr por esse gramado, a gente fica até inspirado a jogar bola”.

Rinaldo Amorim, ex-jogador: “Eu joguei na inauguração do Mineirão. Ganhamos do Uruguai de 3 a 0 e eu fiz o primeiro gol, um passe de Ademir da Guia. Ao encontrar um estádio tão bonito assim, meu coração bateu mais forte. Eu me lembrei de 35 anos atrás, quando fiz meu primeiro gol”.

Carlos Alberto Parreira, coordenador técnico da Seleção Brasileira de Futebol: “Sinto aquela primeira impressão, de satisfação e de orgulho, de felicidade, de ver que nesse aspecto a Copa foi muito importante pra gente. Nossos estádios estavam, na verdade, defasados em relação ao que a gente via no mundo. A gente chegava à Inglaterra, na Alemanha, em qualquer parte do mundo, e encontrava estádios modernos, verdadeiras arenas, facilidade, conforto, privacidade, a visualização do jogo para o espectador e realmente a gente vai ter que cumprir as exigências da Fifa e os estádios, a diferença é essa. Você chega aqui no Mineirão e se sente como se estivesse em qualquer grande estádio da Europa, de primeiro mundo. Então, parabéns ao Governo de Minas pela reforma que fez aqui, que, com certeza, vai ser muito elogiado”.

Ricardo Trade, executivo-chefe do Comitê Organizador da Copa do Mundo: “Pra mim, por ser mineiro, ser de Belo Horizonte, ter frequentado o Mineirão quando garoto, muitos jogos, é uma impressão fantástica de chegar aqui e encontrar agora ele todo renovado como está. Apesar de todo o nosso acompanhamento, que aí a gente tem que parabenizar a secretaria, o Estado e a prefeitura pela obra, que realmente ficou pronta a tempo e está dentro dos padrões exigidos e está linda, mas é impressionante a sensação diferente que está. Essa proximidade com o gramado, essa ambiência que traz a questão dos telões, os assentos marcados, camarotes, ambiente familiar para trazer a família, áreas vips largas, lugar que você realmente possa vir e se divertir. Então, o que cabe a nós é falar: nós achamos que isto aqui em Belo Horizonte, já fui em Fortaleza essa semana, mas aqui está sendo realmente sensacional pra mim, que sou mineiro, está inaugurando uma nova era para o torcedor mineiro e brasileiro para assistir futebol dentro do campo”.

Ângela Gutierrez, empresária: “Estamos todos nós mineiros aqui hoje muito emocionados, impactados pela beleza desta obra e com essa sensação boa de orgulho de ser mineiro. Saímos na frente!”

Ademir da Guia, ex-jogador do Palmeiras: “Na minha época, já era sensacional. Hoje vejo que é um estádio bem diferente do que era antigamente. É mais moderno; a estrutura é espetacular, os vestiários devem ser lindos e o gramado, que é muito importante para quem joga, deve estar uma coisa sensacional. Ver um estádio moderno como esse é isso que o torcedor brasileiro merece porque nós somos o país do futebol”.

José França da Veiga: “Entre todos aqui presentes, eu sou o único que trabalhou na construção do Mineirão desde o início. Participei da inauguração do Mineirão em 5 de setembro de 1965, estive em todos os jogos e estou participando hoje, aqui, na reinauguração deste monumento, desta obra gigantesca que está sendo inaugurada. Seu eu pudesse voltar ao tempo faria tudo de novo. Agora, que ficou muito bonito, isso ficou. São 50 anos de Mineirão. Na obra, eu fui o responsável pela admissão e demissão de todos os operários e depois fui ser o chefe operacional de todas as atividades do Mineirão. Tenho 73 anos”.

Alberto Pinto Coelho, vice-governador de Minas: “Uma obra magnífica, um exemplo de gestão pública, uma obra concebida com o olhar da importância para recepcionar um espetáculo da dimensão da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Naturalmente colocando Belo Horizonte e Minas Gerais dentro de um cenário internacional. Uma obra cumprida a risca o seu cronograma, na data exata anunciada há mais de um ano, com custo definido. Portanto, é algo que nós temos que comemorar e muito como exemplo”.