Minas por Região
Copa do Mundo

17h57min - 11 de Novembro de 2011 Atualizado em 14h39min - 30 de Junho de 2013

Obras de modernização do Independência entram em fase final com colocação do gramado

BELO HORIZONTE (11/11/11) - Os secretários de Estado da Copa do Mundo, Sergio Barroso, e de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, visitaram o Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, nesta sexta-feira (11) e confirmaram a fase final das obras de modernização. A novidade é o gramado, que já cobre todo o campo. Além disso, o estádio já está recebendo a cobertura, que já está com 100% da estrutura metálica concluída.

“O Independência terá capacidade para 25 mil pessoas e está sendo construído dentro de padrões internacionais. Além do Mineirão, Belo Horizonte terá outro estádio para receber qualquer seleção do mundo. Tanto é que será reinaugurado com um jogo da Seleção Brasileira em fevereiro de 2012”, confirmou Sergio Barroso. O adversário ainda está sendo definido, mas a promessa é ter uma forte seleção para enfrentar o Brasil.

De acordo com Carlos Melles, as obras serão concluídas em dezembro deste ano. “Então, prepararemos o Independência para ser operacionalizado e inaugurado em fevereiro de 2012”, explicou. O secretário também comentou que estudos para a mobilidade urbana no entorno do estádio estão em andamento. “Temos a estação de metrô do Horto, que fica a menos de um quilômetro do Independência. Vamos incentivar a utilização do transporte público para que o torcedor tenha mais conforto durante o acesso ao estádio”, relatou.

Gramado

A grama plantada é do tipo ‘Bermuda Celebration’, com Certificação de Pureza Genética registrada no Ministério da Agricultura. Uma empresa especializada foi contratada para acompanhar o desenvolvimento e crescimento da grama, controlar a irrigação, adubação, controle de pragas e doenças e replantio.

A irrigação será feita por um sistema automatizado. Além de racionalizar o uso da água, a rega pode ser feita à noite, o que é mais saudável para a grama, pois a temperatura é menor e, por conseqüência, menor evaporação de água.

Para Sergio Barroso, o Independência terá um dos melhores gramados do país. “Vamos ter o Neymar jogando na estreia do campo. Então, temos que caprichar”, brincou Barroso.

Andamento da obra

Já estão concluídas a fundação e contenção dos prédios de serviço e arquibancadas, estrutura pré-moldada das arquibancadas, instalação de estruturas metálicas para as coberturas, sistema de drenagem do campo e plantio do gramado. A construção do estacionamento, que terá 422 vagas, já foi iniciada, assim como a construção dos vestiários. Para a instalação das novas cadeiras, que tem início ainda em novembro, furos estão sendo feitos nas arquibancadas.

O novo Independência terá capacidade para 25 mil pessoas, duas torres de serviços que abrigarão bares, centro de comando, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A nova iluminação melhorará a transmissão de jogos noturnos pela televisão. Serão 32 bares e lanchonetes espalhados pelos setores do estádio, além de duas lojas. Para a imprensa, 18 cabines de rádio e TV e 72 postos de trabalho para redação. Os camarotes e áreas VIP terão capacidade para 2.225 pessoas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato