Copa do Mundo

19h22min - 28 de Junho de 2014 Atualizado em 19h30min

Onda verde e amarela toma conta da FIFA Fan Fest em BH neste sábado (28/06)

Mais de 21 mil pessoas assistiram à partida do Brasil contra o Chile no Expominas; shows animam o público após os jogos

O público chegou mais cedo e, de forma organizada, foi preenchendo os espaços da FIFA Fan Fest em Belo Horizonte neste sábado (28/06). Antes do Hino Nacional ser entoado à capela, o Expominas já tinha alcançado a lotação plena, com 21 mil pessoas. A multidão de camisas amarelas e rostos ansiosos pelo jogo decisivo entre Brasil e Chile acompanhava cada segundo dos lances. Muitos chilenos também assistiam à partida, em menor número, mas também ruidosos, apreensivos e, sobretudo, felizes em acompanhar a festa junto ao acolhedor povo mineiro.

Sem ingressos para os jogos, a família do chileno Miguel veio para apoiar a seleção e, ao saber da Fan Fest, ele não pensou duas vezes para escolher onde assistiriam a partida. “Os mineiros são muito amáveis e nos sentimos em casa. Já estivemos em outras partes do Brasil mas nos surpreendemos com as pessoas daqui.  Não existe povo melhor”, enalteceu Miguel, que também considera BH como um dos melhores destinos turísticos do país.

O chileno Ivan Avendaño, de 31 anos, que mora na capital, Santiago, chegou a BH ontem com um grupo de amigos. Ele escolheu vir para a Fan Fest porque queria um lugar onde pudesse encontrar muitos compatriotas para compartilhar esse grande dia. “É claro que o Chile vai ganhar, de 2x0”, afirmou.

Pablo Martinez escolheu vir para BH para acompanhar a “La Roja”, que está instalada na Toca da Raposa, e se encantou com as áreas verdes da cidade. “É ao mesmo tempo uma cidade moderna e com ares de interior, que me fez sentir em casa”, disse. Até aquele momento, ele ainda acreditava na vitória chilena e acalentava o sonho de ver sua seleção na final da Copa.

O mundo todo no Expominas

Visitantes de outras partes também prestigiaram a festa. O francês Thomas Vibert, de 25 anos, estudante de mestrado, atualmente mora no México e veio curtir a Copa no Brasil. Já foi nas Fan Fests do Rio de Janeiro e de Porto Alegre, mas declarou que a preferida é a de Belo Horizonte e que aprecia muito da capital mineira. O costa-riquenho Mario Gusman disse ter se apaixonado pela cidade desde o jogo disputado no Mineirão pela sua seleção, a Costa Rica, contra a Inglaterra, há quatro dias. “Resolvi ficar mais um tempo para aproveitar essa festa. Adorei o povo daqui e a comida também é deliciosa”, elogiou.

Acompanhado de uma amiga brasileira, o comerciante Martín Vera, de 32 anos, de La Roja, Argentina, afirmou: “Hoje torço para o Brasil mas, na final, quero a Argentina”. Ele veio para BH para tentar ver sua seleção treinar na cidade do Galo e confessa que sua grande vontade é conhecer o craque Messi.

Os mineiros também aproveitaram a Fan Fest. O engenheiro Eustáquio Valério, de 51 anos, veio com a família de Divinópolis (MG) para assistir ao jogo. “Decidi vir para cá porque, além de ser um evento oficial da FIFA, eu queria um clima agradável e com muita festa”, contou. Foi o mesmo caso dos belorizontinos Rodrigo, Gabriela e Kênio, que vieram hoje pela primeira vez no evento e já consideram a Fan Fest em BH a melhor do país. “Aqui a festa é mais animada. Nossos amigos já tinham recomendado mas só pudemos vir hoje e com certeza iremos voltar”, constataram.

O público, ainda mais motivado pela Seleção Brasileira que avança para as quartas de final da Copa do Mundo, curtiu, ainda, no sábado, o pagode da banda Papo di Bakana, a animação de Daniela Mercury e o batuque de Nêgo Henrique.

O agito deste domingo (29) vai ficar por conta da transmissão dos jogos e das duplas sertanejas Vitor e Guilherme, às 15h, João Lucas e Diogo, às 19h, e Alex e Tiago, às 20h.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte.