Governador | Cultura

09h50min - 14 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h42min

Orquestra Filarmônica emociona o público em ensaio experimental na Sala Minas Gerais

Novo espaço vai abrigar apresentações e ensaios e promete colocar Minas Gerais no circuito internacional de apresentações sinfônicas

A noite de sábado (13/12) foi uma mostra do que a música erudita viverá a partir de agora em Minas Gerais. O ensaio experimental da Orquestra Filarmônica na Sala de Concertos Minas Gerais comprovou que o Estado está pronto para ser inserido no circuito internacional de apresentações de músicas sinfônicas. Com uma bela apresentação, aperfeiçoada pela acústica especial da nova sala, a Orquestra emocionou os convidados.

A Sala Minas Gerais faz parte da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte, e será, a partir do próximo ano, a nova sede da Filarmônica, garantindo mais qualidade do trabalho dos músicos e um número maior de apresentações ao público.

Para o maestro Fábio Mechetti, o trabalho da Orquestra, que conta atualmente com 93 músicos, ganhará outra dimensão a partir do momento em que os ensaios acontecerão no mesmo espaço das apresentações. “É a primeira vez que isso vai acontecer e será a maior vantagem para o nosso trabalho”, destaca. A temporada de 2015 da Orquestra já acontecerá na Sala Minas Gerais.

O maestro destacou ainda que o maior diferencial da sala é ter sido projetada especialmente para abrigar ensaios e apresentações de música clássica. “Tivemos a oportunidade de desenhar esta sala. Ela foi concebida partindo do zero, e isso permitirá que ela receba qualquer tipo de apresentação de orquestra, desde as maiores com 110 integrantes, até orquestras barrocas e grupos de câmaras”, frisa.

Rafael Alberto, músico principal da percussão da Filarmônica, explica que ensaiar no mesmo local das apresentações ao público trará um equilíbrio de som fundamental às apresentações da Orquestra. “Tínhamos um trabalho quase dobrado com os acertos finais”, diz. Após dois dias de ensaio na nova sala e o teste aberto ao público, Rafael diz que os músicos começaram a sentir o que a sala pode oferecer e que é superior a outras salas brasileiras e estrangeiras em que eles já se apresentaram. “No Brasil, não vi nada semelhante”, completa.

A disposição da sala garante grande proximidade entre o público e o palco. Além disso, há lugares disponíveis na parte de trás do palco, que serão utilizados para apresentações com corais, mas também para receber o público que, neste caso, ficará de frente para o maestro, numa experiência nova.

O novo espaço também é um presente para o público. São 1.477 lugares, com  maior conforto e uma qualidade de som equivalente às das melhores do mundo. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto do interior da Sala Minas Gerais, José Nepomuceno, a concepção do espaço foi feita depois de uma longa pesquisa sobre as principais salas do mundo. Entretanto, ressaltou que a inspiração veio da música da própria Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Ensaio experimental

A apresentação da noite deste sábado, embora fosse ainda um ensaio experimental, encantou os convidados. Os músicos foram aplaudidos de pé por vários minutos.

O violonista Juarez Moreira saiu da apresentação encantado e emocionado. “Estive recentemente na Europa e assisti a dois concertos. E agora vejo em Belo Horizonte, minha cidade, uma apresentação num espaço que não deve nada aos europeus. É uma realização para nós mineiros e uma mudança de paradigma para a música mineira”, afirmou.

O governador Alberto Pinto Coelho e o ex-governador Antonio Anastasia foram homenageados, recebendo cópia das partituras das peças executadas no primeiro ensaio experimental da Orquestra Filarmônica, na Sala Minas Gerais.

A Estação da Cultura Presidente Itamar Franco é uma das maiores obras de infraestrutura voltadas para a cultura realizadas nos últimos tempos e vai abrigar ainda a TV Minas e a Rádio Inconfidência.