Turismo | Cultura

18h57min - 20 de Abril de 2014 Atualizado em 19h37min

Ouro Preto recebe programação especial para celebrar a Semana Santa

Em momentos de devoção, a população se reúne em atos religiosos, como procissões e missas, em diversos pontos do município

As celebrações da Semana Santa são um resgate da tradição tricentenária do povo mineiro, que enfeita suas casas e ruas para celebrar a paixão de Cristo. Minas Gerais se transforma em palco das celebrações religiosas, que acontecem, em 2014, até este domingo (20/04). Em Ouro Preto, ofícios e celebrações acontecem nos diversos templos da cidade. As procissões também são uma atração na cidade durante a Semana Santa. Elas lembram o sofrimento de Jesus, desde a peregrinação até a crucificação.
Para o domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição de Cristo, as ruas e fachadas são ornamentadas pela população, que fica em vigília durante toda a noite do sábado de Aleluia e confecciona tapetes de serragem por onde passa a procissão do Santíssimo Sacramento. Segundo o pároco da Igreja Nossa Senhora do pilar, Marcelo Moreira, as cores remetem ao calvário do profeta. “O roxo é uma cor usada na igreja, sobretudo no período da Quaresma, para indicar contrição, arrependimento dos pecados, mortificação. É uma cor que suscita um tempo de recolhimento”, destaca.