Minas por Região
Turismo | Minas em Destaque

16h06min - 28 de Novembro de 2012 Atualizado em 22h51min - 30 de Junho de 2013

Ouro Preto tem mais uma igreja elevada à condição de basílica pelo papa

Com reconhecimento de Bento XVI, Matriz de Nossa Senhora do Pilar passa a ser considerada "território do papa", afirma o Estado de Minas

Neste sábado (1º), em uma cerimônia a ser realizada às 19h, Ouro Preto terá mais uma igreja elevada à condição de basílica, após decreto do papa Bento XVI: a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que possui um dos mais belos interiores da arte sacra colonial brasileira.

A notícia foi publicada nesta quarta-feira (28) no jornal O Estado de Minas. A elevação ao status de “basílica” significa que, agora, a Matriz do Pilar é considerada “território do papa”, passando a receber as insígnias papais, como acontece nas basílicas romanas. O título é também um reconhecimento da importância artística, cultural e arquitetônica da construção barroca, que completou 300 anos em agosto.

Artistas do século XVIII como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Manoel de Brito e Ventura Alves Carneiro deixaram sua marca na matriz, com esculturas, pinturas e entalhes que compõem seu interior.

Leia a reportagem completa clicando aqui. Confira também ao lado a galeria de fotos da matriz produzida pela Agência Minas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato