Minas por Região
Educação

19h36min - 01 de Junho de 2009 Atualizado em 03h22min - 01 de Julho de 2013

Parceria entre Minas e Google vai ampliar acesso à internet

O governador Aécio Neves e o diretor-geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, assinaram parceria inédita que levará a todos os 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores das escolas da rede estadual um conjunto de softwares oferecidos pela empresa, via Internet. Este é o primeiro convênio da Google com um estado no Brasil.

BELO HORIZONTE (01/06/09) - O governador Aécio Neves, e o diretor-geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, assinaram, nesta segunda-feira (1º), no Palácio da Liberdade, parceria inédita no país que levará a todos os 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores das escolas da rede pública estadual um conjunto de softwares oferecidos pela empresa, via Internet. A parceria é mais uma ação do Governo de Minas para promover a inclusão digital dos alunos da rede pública de ensino e marca a entrada do Estado para a segunda geração da internet, a Web 2.0, proporcionando aos internautas mineiros ambiente virtual mais abrangente, dinâmico e interativo. A solenidade contou com a presença de blogueiros e do vice-presidente mundial da Google, Vint Cerf, cientista que inventou o protocolo IP, responsável pela comunicação entre computadores.

Este é o primeiro convênio celebrado pela Google com um estado no Brasil. Por meio dele, todos os professores e alunos das 3.920 escolas estaduais terão acesso ao Google Apps Education Edition, conjunto de softwares que inclui serviços de e-mail, mensageiro digital instantâneo, agendas digitais compartilhadas, editor de textos e planilhas, além de editor de páginas de Web.

“O Governo de Minas, com essa extraordinária parceira com a Google, está dando um passo além. Estamos nos movendo na direção da sociedade, criando condições para que ela possa concretamente descobrir, conhecer e usar as ferramentas da rede. Estamos indo além do uso convencional da rede nas administrações públicas, saindo de uma postura passiva de quem se conforma apenas em oferecer informações, prestar contas, indicar serviços e divulgar resultados. Estamos tratando a internet com o espírito da internet. Criando o novo, testando limites, experimentando alternativas, buscando saídas inovadoras para antigos e renitentes problemas”, afirmou o governador Aécio Neves, em seu pronunciamento.

A parceria ainda prevê suporte técnico para usuários, estudantes e professores, pela comunidade de suporte on-line, moderada pela Google. Todas as ferramentas disponibilizadas pela empresa poderão ser utilizadas em conjunto com sistemas desenvolvidos por outras empresas da área de tecnologia.

Ainda neste semestre, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) iniciará programas de treinamento para professores, funcionários e alunos aprenderem a utilizar as novas ferramentas no ambiente educacional. O sistema de buscas poderá auxiliar os alunos em pesquisas escolares e a ferramenta de criação de sites poderá ser usada nas escolas para divulgação de conteúdos e informações de interesse de suas comunidades.

Reconhecimento

O vice-presidente mundial da Google, Vint Cerf, afirmou ter ficado impressionado com as ações do Governo de Minas para levar a internet para todas as regiões do Estado. Segundo ele, a parceria realizada em Minas deverá ser um modelo referência para ser desenvolvido em outros estados brasileiro e também com outros países.

“A Google tem um compromisso muito grande com o ensino e com o fluxo de informações. Acreditamos que o compartilhamento de informação é a maneira mais poderosa para a humanidade ir à frente. O TEIA tem mostrado isso e a parceria do Governo de Minas e a Google está contribuindo para este círculo virtuoso que está sendo formado. Esse é um esforço muito importante para atingir as pequenas comunidades no Estado envolvendo todos os municípios nessa prática. Essa parceria será um protótipo para outros acordos no país em outras partes do mundo”, disse.

Parceria

Ao lado dos secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, e de Educação, Vanessa Guimarães, o governador destacou a parceria desenvolvida com a Google, site de busca que oferece acesso a mais de 1,3 bilhão de páginas da internet de todo o mundo. Diariamente, são mais de 100 milhões de consultas. A empresa implantou em Belo Horizonte, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Belo Horizonte do Google onde os engenheiros colaboram em projetos inovadores com colegas de todo o mundo.

“Tenho repetido, sempre que posso, que a parceria é a marca maior desse governo. É através delas que temos conseguido avançar. E não tenho dúvida de que o outro nome da parceria poderia ser o da solidariedade. Essa talvez seja a maior das forças e a mais importante ferramenta para transformar efetivamente o mundo em que vivemos”, afirmou.

Rede de oportunidades

Durante a solenidade, o vice-presidente mundial da Google conheceu os resultados do Projeto TEIA – Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados. Implantado em 2008 pelo Governo de Minas, o programa busca popularizar o uso da internet no Estado, gerando oportunidades de trabalho e renda. O TEIA é uma ampla rede de agentes prestadores de serviços e de consultoria em ferramentas da internet para auxiliar clientes, e funciona como um grande fórum virtual, inspirado nas redes sociais de relacionamento.

Mediados e capacitados pelo TEIA, os agentes criam soluções e resolvem dúvidas de usuários para o uso de ferramentas e recursos disponíveis gratuitamente na rede mundial de computadores, como softwares de bancos de dados ou criação de sites. Na solenidade, foram apresentados casos de agentes formados pelo TEIA e da prefeitura de Carmópolis, primeira a usar os recursos do projeto oferecidos pelo governo. Atualmente, o TEIA já conta com 920 agentes cadastrados e solucionou integralmente 150 demandas de clientes.

“Quero dizer de forma muito clara que se eu pudesse encontrar um sinônimo para internet hoje, eu diria que é liberdade. Liberdade para a circulação da informação, para o debate das idéias, para a difusão do conhecimento. É, enfim, o espaço de construção tanto da liberdade coletiva quanto da liberdade individual. Ela tem o poder de ao mesmo tempo, nos levar para longe e nos trazer para perto. Ela nos projeta para o mundo e nos aproxima, tornando-nos mais iguais. Agora, nós estamos fazendo uma coisa diferente: interagir com o cidadão na sua dimensão maior”, disse Aécio Neves.

Resultados dos investimentos

O governador Aécio Neves ressaltou os projetos do Governo do Estado realizados para promover a inclusão digital e o desenvolvimento social e econômico. Ele citou os investimentos na educação que está levando as crianças mineiras mais cedo para as escolas e também os investimentos para informatizar as escolas, dando condições aos alunos para se adaptarem às novas tecnologias da internet.

Desde 2004, a Secretaria de Estado de Educação, por meio do programa Escolas em Rede, distribuiu 40 mil equipamentos de informática instalados em laboratórios para uso de exclusivo de estudantes e professores, em quase 4 mil escolas estaduais, com investimento de R$ 107 milhões. Mais 90% das escolas mineiras têm laboratórios de informática conectados à internet para uso dos alunos. Nas demais instituições, o Governo do Estado está adequando espaço para sala de informática, incluindo conexão à internet.

“Mais de 90% das escolas da rede estadual, contam com laboratórios de informática conectados a internet para uso dos alunos. É o projeto Escolas em Rede, que será fortalecido, através desta parceria exemplar com a Google, que disponibilizará toda a sua plataforma de aplicativos voltados para a educação gratuitamente, pela primeira vez para uma região da América do Sul”, disse.

Aécio Neves também ressaltou os investimentos de R$ 90 milhões nos 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e 487 telecentros, que oferecem cursos à distância e já beneficiaram mais de 350 mil pessoas.

Participaram da solenidade, os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, e de Educação, Vanessa Guimarães; o acadêmico Ivan Moura Campos e o diretor-presidente do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Demi Getschko, responsáveis pela implantação da internet no Brasil; além de blogueiros da área de tecnologia e inclusão digital.

O blogueiros deram sugestões ao programa e ficaram impressionados com as ações do Estado para a inclusão digital. O professor da Universidade de Viçosa e blogueiro, Carlos D’Andrea, afirmou que o projeto se consolidará quando conseguir atingir o interior do Estado. “O projeto terá sentido quando chegar ao interior do Estado com uma internet cada vez mais ágil.”

Para a Editoria de Arte

Conheça as ferramentas oferecidas na parceria Governo de Minas/Google a estudantes e professores

Google Docs – editores de textos, de planilhas de cálculo e de apresentações, além de compartilhamento e colaboração desses conteúdos em tempo real em uma janela do navegador da web.

Google Sites – editor de páginas da web de forma rápida e fácil. Permite criar páginas na internet.

Opções de suporte 24 horas – acesso a um fórum online de usuários que se auto-ajudam na busca de soluções para dúvidas. A moderação é feita pela Google, que acompanha as conversas e discussões e presta orientações.

APIs (Application Programming Interfaces) – é uma ferramenta capaz de unir a interface de um programa Google com outros programas (softwares) criados por outras empresas de tecnologia para web.

Gmail – email com 7 gigabytes de armazenamento para cada professor, funcionário e aluno da rede pública estadual, com ferramentas de pesquisa para ajudar na busca de informações, além de ferramentas de mensagens instantâneas e agenda integradas à interface de email.

Google Talk – mensagens instantâneas de texto, a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. Também estão incluídos os recursos de compartilhamento e de mensagem de voz.

Google Calendar – uma agenda online que possibilita a organização de compromissos - eventos, reuniões, etc. Permite publicar agendas e eventos na internet, inclusive de maneira compartilhada com outros usuários.

Galeria de Soluções – Catálogo de aplicações, gratuitas ou não, à disposição dos usuários, integrando-as ao ambiente educacional da Google (Google Apps Education Edition), que reúne todo o conjunto de ferramentas acima descritas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato