15h22min - 20 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h25min

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro inaugura exposição permanente

Na ocasião também vai ser realizada a posse e a primeira reunião do Conselho Consultivo da unidade de conservação, na Zona da Mata mineira

Nesta quinta-feira (20/11), o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro vai receber dois importantes eventos: a posse e primeira reunião do Conselho Consultivo do parque e a abertura de exposição permanente no Centro de Visitantes. O evento acontece às 16h, na sede do parque, situado na Estrada Araponga/Fervedouro, Km 15, na zona rural de Araponga.

A exposição permanente montada no Centro de Visitantes foi viabilizada pela cooperação financeira Brasil-Alemanha por meio do Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). O acordo de cooperação firmado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o banco alemão tem como objetivo promover ações de proteção, recuperação e uso sustentável na região da Mata Atlântica em Minas Gerais.

Além da inauguração da exposição permanente no Centro de Visitantes, será entregue na solenidade, simbolicamente, à Regional Zona da Mata do IEF, um carro também comprado em parceira com o banco alemão, e que incrementará a frota já existente para atendimento às demandas da região. A entrega simbólica do veículo, que deverá chegar à regional até o final deste mês, será feita pelo diretor geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira, e pelo gerente de Projetos do KFW, Miguel Lana.

A exposição permanente foi montada nos moldes de instrumentos aplicados em exposição museográfica. Nela, os visitantes terão a oportunidade de ter acesso às informações acerca do parque por meio de obras de artistas plásticos da região e elementos audiovisuais como vídeos, banners, painéis, maquete e fotos, de uma maneira ordenada, didática, interpretativa e educativa. O objetivo da exposição é promover o conhecimento acerca da importância da unidade de conservação, sua história, os animais que ali habitam bem como a conservação e manejo de sua flora e fauna.

O gerente do parque, José Roberto Mendes de Oliveira, frisa que “a abertura da exposição permanente no Centro de Visitantes terá como um de seus principais objetivos a difusão da informação, sendo um meio interessante para a divulgação das riquezas do Parque, bem como para promover a interação socioambiental com as comunidades”.

Conselho Consultivo

Na solenidade serão empossados 19 membros titulares e 18 membros suplentes, para o biênio 2014-2016, compostos por representantes de órgãos governamentais e entidades pertencentes à sociedade civil organizada. José Roberto Mendes de Oliveira acredita que “o Conselho Consultivo é um importante fórum para a apresentação de projetos e que contribui para o fortalecimento do diálogo com as comunidades do entorno, ampliando os espaços de discussão acerca da gestão participativa”.