11h34min - 20 de Maio de 2015 Atualizado em 11h56min

Pimentel ressalta a força da inovação e do empreendedorismo dos mineiros

Governador participou da entrega do Prêmio Mineiro de Inovação, que homenageia ideias que contribuíram para o avanço socioambiental e econômico do estado

A inovação e o empreendedorismo mineiros foram classificados pelo governador Fernando Pimentel, na noite desta terça-feira (19/5), como alguns dos principais aliados para o desenvolvimento e crescimento econômico de Minas Gerais. Durante a entrega da primeira edição do Prêmio Mineiro de Inovação, em Belo Horizonte, o governador ressaltou a importância de novas ideias para o avanço da sociedade.

A homenagem é uma iniciativa da Câmara Italiana de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais com apoio institucional do Governo do Estado e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

“Nós estamos premiando gente que tem uma qualidade extraordinária. Independentemente da adversidade, é gente que está trabalhando pelo bem comum. E com resultados efetivos. Os projetos estão aqui, premiados”, afirmou Pimentel. Segundo ele, bons exemplos e boas motivações são necessários para continuar trabalhando em busca dos ideais. Esse, como frisou, foi um dos grandes aprendizados que teve com o ex-prefeito da capital Célio de Castro.

O governador ressaltou, ainda, que a história humana só consegue avanços graças à persistência e ao trabalho inovador das pessoas. “Vamos, todos, nos somar nesse esforço e atravessar as adversidades para sairmos lá na frente renovados, com muita inovação, com muito crescimento econômico, muito desenvolvimento e muita justiça social”, finalizou.

Os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, também participaram da solenidade. O prêmio tem como objetivo gratificar aqueles que por suas ideias contribuíram efetivamente para o avanço do conhecimento no Estado, gerando projetos e soluções transformadoras, com impacto positivo socioambiental e econômico.

A iniciativa também conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

Indústria mais forte

“Homenageamos o espírito empreendedor dos mineiros e dos brasileiros que contribuem para a evolução da sociedade sempre apoiada numa qualidade única: a criatividade”, disse o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Valentino Rizzioli.

Para o presidente da Fiemg, Olavo Machado, o planejamento do novo Governo irá fazer uma Minas Gerais diferente, com a economia voltando a crescer. Segundo ele, um dos principais projetos da instituição será a revitalização dos distritos industriais, fortalecendo ainda mais a indústria mineira. “Temos um desafio, e nós, empresários da indústria mineira, vamos mostrar a nossa força e a importância da indústria do país como um todo”, afirmou.