17h13min - 18 de Dezembro de 2014 Atualizado em 17h13min

Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas conclui relatório de investimentos

Sedinor reuniu representantes do Governo do Estado, da iniciativa privada e do terceiro setor para contribuírem com a próxima etapa, ainda a ser desenvolvida

O Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (PESI-NNE), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), teve a sua segunda etapa concluída. O chamado “Produto 2”, entregue pela equipe contratada, apresenta o “Relatório de Análises de Investimentos” públicos, privados e do terceiro setor feitos nas regiões pesquisadas.

O documento revela aportes feitos em quatro áreas temáticas: educação, saúde e serviços; ciência, tecnologia e informação; estrutura produtiva e infraestrutura. O conteúdo desta segunda etapa ainda não está disponível para consultas.

Workshop

Para dar sequência ao plano, a Sedinor organizou o 1º workshop de elaboração do PESI-NNE com vistas à realização do “Produto 3”, a ser desenvolvido no próximo governo: o Relatório de Análise de Convergência dos planos de desenvolvimento existentes para o Norte e Nordeste do Estado.

Participaram representantes das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fazenda, Cultura, Desenvolvimento Regional Política Urbana e Gestão Metropolitana, Governo, Saúde, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Planejamento e Gestão, além de órgãos como Epamig, Fundação João Pinheiro e Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi). Pela iniciativa privada, vieram representantes das empresas Novo Nordisk, SAM – Sul Americana de Metais S/A e da Terracal – Alimentos e Bioenergia.

O encontro foi aberto pelo secretário da Sedinor, Raimundo Benoni, que destacou a importância do plano como ferramenta de política de Estado. “O mapeamento mostra desigualdades, deficiências e potencialidades de desenvolvimento dessas regiões. Por isso as políticas públicas da União, do Estado e dos municípios devem estar alinhadas para produzir o desenvolvimento que o Norte e Nordeste de Minas necessitam”, disse o secretário.

Após a abertura, os representantes foram divididos em grupos temáticos de discussão com o objetivo de estudar as “análises de Swot” reveladas no “Produto 2”, que servirão como base para a elaboração do “Produto 3”.

Entenda o PESI-NNE

Lançado pelo governador Alberto Pinto Coelho, em 21 de agosto de 2014, o PESI-NNE tem como objetivo detectar pontos de convergência e de conflitos entre os planos de desenvolvimento existentes nas regiões Norte e Nordeste de Minas.

A elaboração do PESI-NNE possibilitará o alinhamento dos investimentos econômicos e sociais em execução ou que estão sendo planejados para o Norte e o Nordeste de Minas.

O PESI-NNE pesquisará 168 municípios mineiros presentes na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).