Segurança / Defesa Social

12h17min - 28 de Julho de 2015 Atualizado em 12h18min

Polícia Militar estende projeto social para áreas de assentamento da capital

A intenção da medida é levar a cidadania aos moradores destes espaços marginalizados e, com isso, garantir proteção social

Polícia Miliar de Gerais tem como prática realizar ações sociais em zonas de risco da capital, como em favelas e aglomerados. A intenção da medida é levar a cidadania aos moradores destes espaços marginalizados e, com isso, não deixar que os locais se transformem em guetos onde o Estado tenha dificuldades de levar a lei e a ordem.

Este tipo de estratégia é comum para a corporação policial. A novidade é que, pela primeira vez, ela foi levada para um assentamento, numa tentativa de rever a relação da polícia com este tipo de ocupação urbana. No último final de semana, a Polícia Militar levou a experiência ao assentamento Dandara, na região da Pampulha, na capital mineira.

A intervenção bem-sucedida contou com o apoio da comunidade e serviu para estreitar a relação da Polícia Militar com os moradores. Estima-se que estiveram presentes ao evento cerca de quatro mil moradores do assentamento. Entre outras ações, foram distribuídas 105 cestas básicas, 15 senhas para o casamento civil e 450 quites de limpeza dentária.

“A ideia é fazermos uma intervenção de policiamento para evitar que lá vire um gueto e facilite a ação dos criminosos. Antes, havia o isolamento. Com isso, o local atraía vários cidadãos infratores. Nossa ideia é que isso não aconteça com a presença do policiamento”, explica o major Claudio Alves da Silva, do 15º Batalhão.

“Não podemos perder o controle do local. Queremos dar um choque de lei e ordem para que lá seja uma comunidade inserida na sociedade. Preocupamo-nos com a segurança das cerca de cinco mil famílias que vivem lá”, afirma Claudio Alves da Silva.

A corporação também manteve um estande no local, onde passou orientações sobre violência doméstica, promoveu passeio de viatura e apresentação da banda da Polícia Militar.

Ação global

A iniciativa da Polícia Militar aconteceu dentro da Ação Global, realizada em parceria com a Polícia Civil, prefeitura de BH e Cemig, entre outros órgãos públicos. Além das ações já citadas, destaca-se ainda o atendimento de 120 pessoas pela assessoria jurídica; aferição de pressão e glicemia de 385 pessoas; tratamento dentário de 45 pessoas; confecção de 80 carteiras de identidade; corte de cabelo e maquiagem de 120 pessoas; além da oficina de algodão doce, distribuição de brindes e brinquedos, entre outras ações educativas e de lazer.

“Elaboramos com os órgãos e a comunidade organizada uma série de serviços, principalmente envolvendo as lideranças locais. Tivemos uma sintonia e uma sinergia muito grande com a comunidade, que aprovou a nossa atuação e está nos apoiando para realizar outras estratégias no local”, salienta o major Claudio.