Copa do Mundo

17h59min - 09 de Abril de 2013 Atualizado em 16h14min - 01 de Julho de 2013

Polícias fazem treinamento para atuação em amistoso do Brasil e na Copa das Confederações

Ação entre as polícias Federal, Militar e rodoviária, além do Corpo de Bombeiros, simulou a escolta de autoridades e delegações

Em mais um teste para acertar detalhes com vistas ao amistoso entre Brasil e Chile, no próximo dia 24, e também às copas das Confederações e do Mundo, em Belo Horizonte, as polícias Federal, Militar, rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros realizaram nesta terça-feira (09), um simulado de escolta de seleções e autoridades.

Ao todo, nove motos, um carro da Polícia Rodoviária Federal, três carros da Polícia Militar, três da Polícia Federal e um carro do Corpo de Bombeiros escoltaram uma van em um trajeto sigiloso, envolvendo aeroporto, hotel, centro de treinamento e o Mineirão.

A imprensa pôde acompanhar a parte final do percurso feito pelo comboio. Após a chegada da comitiva ao estádio, o presidente da comissão estadual de segurança para grandes eventos e coordenador regional de segurança para grandes eventos da Polícia Federal, Alexandre Leão, explicou a execução do planejamento traçado por diversos órgãos.

“Existe um documento chamado Matriz de Responsabilidades e, hoje, cada instituição cumpriu o seu papel. O que fizemos foi integrar o plano operacional de diferentes órgãos. No caso de escolta de delegações e segurança de autoridades estrangeiras, por exemplo, a Polícia Federal é a responsável. Então organizamos um comboio de segurança de escoltas integrando todas as instituições que têm a obrigação de apoiar”, detalhou o delegado.

Segundo o assessor estratégico da Polícia Militar para Copa do Mundo, coronel Antônio Leandro Bettoni, os testes de segurança serão constantes.

“Temos diversos treinamentos programados no Centro de Comando e Controle, na Cidade Administrativa, com a coordenação do Estado de Minas Gerais. Inclusive, o simulado de hoje também foi monitorado. Além disso, teremos mais treinamentos de escoltas e programações especificas para hotéis e regiões turísticas”, destacou.

Ainda de acordo com o coronel Bettoni, o legado de segurança é importante. “Vamos ter vários avanços nos processos internos com a criação dos centros integrados e a participação dos órgãos federais e municipais. Quem vai sair ganhando é a população, porque isso permanece durante os jogos e as estruturas criadas não são somente para os eventos da FIFA”, ressaltou.

No próximo dia 24, Belo Horizonte receberá o amistoso entre Brasil e Chile, no Mineirão. Em junho, a capital mineira será uma das sedes da Copa das Confederações, com a realização de três jogos. O primeiro deles, entre Taiti e a Nigéria, é válido pela primeira rodada do grupo B e está marcado para 17 de junho, uma segunda-feira, às 16h. O segundo jogo será sábado, 22 de junho, pelo grupo A, onde está a Seleção Brasileira. O duelo, a partir das 16h, reunirá Japão e México.

“Vamos fazer o nosso papel. Em alguns momentos vamos intensificar alguns pontos, como segurança aeroportuária, parte de inteligência, controle da imigração, controle da segurança privada. Tudo será feito da mesma forma, com a mesma qualidade que sempre foi feito. Porém, considerando o aumento da demanda, nós estamos nos articulando para recrutar policiais, inclusive de outros estados, para dar o reforço necessário aos eventos”, finalizou o delegado Alexandre Leão.