12h32min - 30 de Outubro de 2010 Atualizado em 15h08min - 28 de Junho de 2013

Praça e Palácio da Liberdade recebem iluminação especial da campanha de combate ao câncer de mama

BELO HORIZONTE (30/10/10) - Na noite dessa sexta-feira (29), o Palácio da Liberdade e a alameda principal da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, foram iluminados com holofotes cor de rosa. O Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o Museu das Minas e do Metal - EBX e o prédio onde futuramente funcionará o Centro Cultural Banco do Brasil, também foram iluminados com projetores na cor mais feminina da paleta. A iniciativa integra as ações da Campanha Dia Rosa, que tem como objetivo conscientizar todas as mulheres da necessidade de se reservar um dia por ano para o exame de mamografia, a principal aliada contra o câncer de mama no país.

Em Minas Gerais, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, foi escolhida como madrinha da campanha e já organizou, na Rede Pública de Saúde, distribuição de material de divulgação e de conscientização para as mulheres mineiras.

De acordo com ela, quanto mais precoce for a detecção, por meio da mamografia, maiores são as chances de cura, de sobrevivência, menores são os traumas, tanto físicos como psicológicos e os tratamentos são menos agressivos. “Nós, mulheres, precisamos ser mais proativas com relação à nossa saúde. Toda mulher tem direito a um Dia Rosa por ano, o dia em que ela cuida da saúde, em que melhora a autoestima”, ressaltou.

Como uma das ações da Campanha Dia Rosa, no dia 18 de outubro deste ano, foi realizada uma rodada de palestras no Espaço V - Vale do Sereno, para lideranças femininas, formadores de opinião, autoridades municipais e estaduais, presidentes das principais associações e sociedades médicas de Belo Horizonte. O oncologista mineiro Sebastião Cabral falou sobre a incidência e diagnóstico da doença. O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira, discorreu sobre os números da doença e as ações de combate na capital mineira.

Campanha Dia Rosa

A Campanha Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França.

No Brasil, a campanha é coordenada pela Roche e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama. Em Minas Gerais são parceiros da Campanha o Governo de Minas Gerais; a Prefeitura de Belo Horizonte, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); a Panda Promoções e Eventos; o Grupo de Comunicação Viver Brasil; a New 360; a Pop Cards, a Globo Minas e as Rádios Inconfidência e Itatiaia.

Dados do Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o câncer que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia e, se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%. “Estima-se que em torno de 25 milhões de mulheres no mundo serão diagnosticadas com câncer de mama nos próximos 25 anos e que mais de 10 milhões podem morrer neste período”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia. “No Brasil, a cada hora, são 6 novos diagnósticos e cerca de um quarto das mulheres diagnosticadas tem menos que 50 anos”, salienta a presidente do instituto de combate ao câncer. As principais barreiras para o combate a doença são desinformação, medo, preconceito, acesso difícil ao diagnóstico, infraestrutura insuficiente e falta de capacitação profissional. “São essas barreiras que a Campanha Dia Rosa pretende derrubar, por isso precisamos do apoio de todas as mulheres”, completa Luciana.

A Campanha Dia Rosa possui uma madrinha em cada uma das principais capitais brasileiras, como a jornalista Ana Paula Padrão, a apresentadora Eliana, a atriz Mylla Christie e que são responsáveis por ativar ações de conscientização sobre a importância da mamografia, o que inclui palestras de conscientização em empresas e locais públicos, eventos para exibição de vídeo-documentário e fotos, além da iluminação de monumentos públicos.

Mais informações acesse: www.diarosa.com.br.