Segurança / Defesa Social

11h55min - 20 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h39min

Presídio doa meia tonelada de peixe para famílias carentes de Ribeirão das Neves

Cerca de meia tonelada de tilápias criadas por detentos do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, foi doada ao Banco de Alimentos do município. Os peixes serão distribuídos a 54 instituições carentes, como creches, lares de idosos, abrigos e associações de bairros cadastradas.

A iniciativa de produzir peixes dentro de uma unidade prisional é pioneira no país e fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que capacitou os presos em um curso de piscicultura. Esta é a primeira despesca realizada no ano de 2015.

De acordo com o gerente de produção do Presídio Antônio Dutra Ladeira, José Rezende, há um grande envolvimento dos detentos que participam da atividade. “Eles sentem muito orgulho do trabalho porque sabem que os peixes serão doados a pessoas que passam por necessidade”, ressaltou.

Já a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Ribeirão das Neves, Kátia Goulart, destacou a importância da parceria para a distribuição de um alimento de valor nutricional tão elevado. “Sem essa parceria, muitas das instituições cadastradas não teriam acesso ao consumo de peixe nas refeições”, disse.

Remição de pena

Além do aprendizado do novo ofício, os presos recebem redução de um dia na sentença a cada três dias trabalhados. Atualmente, são 13 mil detentos trabalhando enquanto cumprem pena em todo o Estado. Entre as atividades estão artesanato, limpeza e conservação, alimentação, produção de bolas, uniformes e roupas, fabricação de blocos de concreto, móveis, sacolas ecológicas e equipamentos eletrônicos, entre outras.