Minas por Região
Infraestrutura

14h59min - 28 de Abril de 2014 Atualizado em 15h01min

Primeira etapa do MOVE Metropolitano entra em operação no terminal São Gabriel

Sistema vai beneficiar mais de 35 mil usuários de seis municípios com mais conforto e agilidade; implantação começa pela Estação São Gabriel

Foi lançada neste sábado (26), a primeira etapa do MOVE Metropolitano que começou a operar no terminal São Gabriel. Cerca de 35 mil passageiros por dia do Sistema Metropolitano contarão com o novo serviço de transporte que vai trazer conforto, frequência e segurança. Os primeiros municípios beneficiados são Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas.

A partir de agora, o terminal metropolitano São Gabriel vai receber os usuários destas cidades, por meio das linhas alimentadoras, com destino à área central da capital e a Contagem. Após desembarcar na estação São Gabriel, eles poderão integrar com as linhas troncais e radiais do MOVE Metropolitano, pagando apenas o valor atual da tarifa, desde que utilize o cartão Ótimo.

Moradora de Santa Luzia, a dona de casa Lilia Graciela espera ganhar tempo com o novo sistema quando for ao Centro de Belo Horizonte. “A expectativa é imensa, já que chegaremos ao Centro bem mais rápido, pois o trânsito está horrível. Meus filhos são pequenos e sempre os acompanho em consultas médicas que, aliás, perdi algumas por causa dos congestionamentos”, comentou.

O deslocamento das linhas troncais – paradora e direta -, será feito pela pista exclusiva da avenida Cristiano Machado, onde estão instaladas estações de transferência para o embarque e desembarque de passageiros. Duas linhas troncais partem do terminal pela avenida Cristiano Machado, sendo uma direta e a outra paradora, ambas com destino à área central, com pontos de parada na avenida Santos Dumont, entre as ruas Espírito Santo e Bahia. Outras duas linhas troncais radiais estão operando com destino à Cidade Industrial, em Contagem, uma trafegando pela Via Expressa e a outra pela avenida Amazonas.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, falou sobre a importância da implantação do sistema. “Com o início da operação do MOVE Metropolitano a Setop dá um grande passo para ajudar a resolver a questão do trânsito. São inúmeras melhorias para os passageiros do transporte coletivo. Certamente, os benefícios serão percebidos pelos motoristas dos carros particulares, já que a frota de ônibus em circulação será reduzida”, afirmou. 

“Hoje ganhei 25 minutos na vinda para Belo Horizonte e agora na volta imagino que será, novamente, algo em torno disso”, comemorou Rogério Pereira, morador de Sabará, que elogiou a qualidade dos veículos e citou o ar condicionado como um item de conforto que deverá satisfazer a todos os passageiros.

Atendimento

Os usuários estão sendo orientados por monitores distribuídos no terminal São Gabriel, nas estações de transferência ao longo da Cristiano Machado e na estação Santos Dumont, na região central. Faixas informativas serão instaladas no terminal para facilitar o fluxo dos passageiros.

Os usuários podem obter informações no LIG Minas 155 – opção 6 ou no site www.movemetropolitano.mg.gov.br. Sobre a comercialização do cartão Ótimo as informações serão repassadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintran).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato