Copa do Mundo

16h51min - 05 de Junho de 2013 Atualizado em 03h09min - 01 de Julho de 2013

Primeira seleção participante da Copa das Confederações desembarca em Belo Horizonte

Seleção do Taiti, país da Polinésia Francesa, chega no Aeroporto Internacional de Confins nesta quinta feira (6), às 23h20

A primeira seleção participante da Copa das Confederações no Brasil desembarca no Aeroporto Internacional de Confins nesta quinta feira (06/05), às 23h20. O Taiti, país da Polinésia Francesa, se classificou para a competição depois de ganhar a Copa das Nações da Oceania, em 2012. Apesar do caráter amador, o futebol taitiano tem evoluído nos últimos anos e a seleção nacional está confiante na conquista de uma vaga nas eliminatórias regionais para a Copa do Mundo 2014.

O time comandado por Eddy Etaeta tem como destaques o jovem artilheiro Chong Hue, de 23 anos, herói da conquista do ano passado, e Marama Vahirua, jogador do Panthrakikos, da Grécia. Ele é o único atleta profissional da seleção do Taiti. O atacante, de 32 anos, passou pelo futebol francês e está animado com a chance de jogar em gramados brasileiros. “É uma oportunidade única de elevar o nível de nosso futebol, de mostrar que ele mira cada vez mais longe”, diz o jogador taitiano.

Em Belo Horizonte, a equipe vai se preparar no Centro de Treinamentos do América. O goleiro Mikael Roche, professor de ensino médio, diz que “cada minuto no gramado é um minuto que temos para nos preparar para a disputa no Brasil e todos estamos conscientes disso”.

O goleiro avalia como “sensacional” a chance de enfrentar Nigéria, Espanha e Uruguai, as seleções do Grupo “B” da Copa das Confederações. A estreia do time de Marama Vahirua está marcada para o próximo dia 17, no Mineirão, diante da Nigéria. Para este jogo cerca de 13 mil ingressos foram vendidos. O segundo jogo será contra a Espanha, no dia 20, e a terceira partida, diante do Uruguai, está marcada para o dia 23, no Recife. Todos os jogos estão marcados para às 16h.

Trajetos coordenados e monitorados

A segurança da primeira seleção que chega ao país para a Copa das Confederações já está garantida. Todos os passos do grupo, desde a chegada no Aeroporto de Confins, até o acompanhamento dos trajetos dos treinos ao longo da estadia no Brasil, serão monitorados pelo Centro de Comando e Controle Regional de Minas Gerais (CICCR), também conhecido como Sala de Situação e Gerenciamento de Crises. O Centro de Comando vai monitorar e coordenar todos os deslocamentos da seleção e das demais participantes que se hospedarem em Belo Horizonte, com ajuda de 400 câmeras.

A equipe do Taiti será acompanhada desde a sua chegada até a despedida de Belo Horizonte, ambas no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Câmeras instaladas no local enviarão ao Centro de Comando as imagens de embarque, desembarque e outros passos da delegação. Uma operação especial será montada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Polícia Federal para acelerar os procedimentos legais e de praxe de chegada ao país.

Ao deixar o aeroporto, os dirigentes e jogadores do Taiti serão escoltados pela Polícia Militar de Minas Gerais e pela Polícia Federal até o hotel em que ficarão. Funcionários da Guarda Municipal e da BHTrans controlarão o sistema de trânsito durante o deslocamento, podendo, em caso de necessidade, abrir ou fechar um semáforo, por exemplo. Todo esse procedimento será repetido quando a delegação internacional deixar o país.

O coronel Leandro Bettoni, gestor estratégico da Polícia Militar de Minas Gerais para a Copa do Mundo, explica que a seleção do Taiti também terá acompanhamento policial nas áreas externas ao hotel e durante os treinos, previstos para o Centro de Treinamento do América, localizado na região da Pampulha. “Além da escolta de deslocamento de um ponto para o outro, a nossa presença será ostensiva nesses locais, principalmente nos horários de maior movimentação”, ressalta.

O Centro de Comando e Controle Regional de Minas Gerais foi o primeiro inaugurado no país, sendo um dos únicos em funcionamento atualmente, juntamente com o do Rio de Janeiro. Ele integra instituições municipais, estaduais e federais. O Centro de Comando está pronto para receber a equipe do Taiti edos outros países mesmo antes do dia 12 de junho, prazo oficial previsto pela Fifa para o início da chegada das seleções. Nesta data, está prevista a chegada da segunda participante da Copa das Confederações, a Nigéria.