Minas por Região
Esportes

14h16min - 28 de Julho de 2015 Atualizado em 14h21min

Primeiros atletas estrangeiros treinam dentro do programa Minas 2016

Delegação paralímpica de triatlo do Reino Unido fez reconhecimento no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, em Belo Horizonte, base para a Olimpíada do Rio

secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, recebeu na tarde desta segunda-feira (27/7) a delegação paralímpica de triatlo do Reino Unido, que fez o reconhecimento das dependências do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na ocasião o triatleta Joe (Joseph) Townsend fez um treino de bicicleta na pista de atletismo.

Joe, o primeiro atleta estrangeiro a treinar no CTE, é conhecido por seu histórico de heroísmo. Em 2008, servia à marinha dos Estados Unidos quando perdeu as duas pernas em uma e explosão no Afeganistão. Em 2011, ele completou o Ironman Triathlon Reino Unido, como ele mesmo diz, visando conquistas pessoais, e saiu de lá um atleta profissional.

Na Olimpíada de Londres, em 2012, Joe carregou a chama paralímpica durante a cerimônia de abertura. Nos Jogos Invictus de 2014 - mpetição britânica disputada por soldados feridos em serviço -, Joe ganhou quatro medalhas de ouro no atletismo.

“Apesar da agenda apertada de treinos, Joe demonstrou grande simpatia por todos que foram cumprimentá-lo. Isso é ser exemplo. Ele carrega na bagagem uma mala de medalhas, mas fez questão de ceder um pouco do seu tempo para compartilhar a alegria que o esporte leva a sua vida”, destaca o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique. 

Além de Joe, outros nove integrantes da equipe do esquadrão de elite dos triatletas britânicos (UK Sport Lottery) também fizeram reconhecimento no local. Como o Performance Manager Triathlon (gestor de programa paratriatlo), Jonathon Riall, e os campeões mundiais Lauren Steadman e Alison Patrick. A equipe de elite recebe investimento estratégico para treinamento e dedicação exclusiva ao esporte, a fim de atingir todo o seu potencial de ganho de medalhas.

Durante a visita, o secretário Carlos Henrique aproveitou a oportunidade para supervisionar as obras do CTE. Em contato com os engenheiros, sinalizou a importância do cumprimento do prazo para a entrega final da obra, prevista para setembro, quando o Comitê Olímpico e Paralímpico Britânico acompanhará testes técnicos na piscina.

Relação com os britânicos

Minas Gerais será base de treinamento do Comitê Olímpico e Paralímpico Britânico, que já se prepara para a Rio 2016. Belo Horizonte receberá 350 atletas olímpicos e 165 paralímpicos. As instalações utilizadas serão do Centro Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Minas Tênis Clube. Além do intercâmbio cultural, fomento da economia e turismo local, a presença desses atletas abre a oportunidade para a absorção de conhecimento.

“O triatlo estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 em uma fase em que a equipe paralímpica brasileira já tem o reconhecimento técnico internacional por meio de suas conquistas. Mas ainda há muito o que fazer para os brasileiros conhecerem mais as modalidades paraolímpicas. Queremos conhecer de perto os projetos do Reino Unido para aproximar a nossa população do esporte, algo que o Reino Unido já conquistou”, reforça Carlos Henrique.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato