15h56min - 16 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h55min

Professor oferece aulas de Física e Astronomia para alunos aprenderem mais sobre o universo

Há seis anos, o professor Renato Kerley Torres conduz o projeto na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, em Itabira, com um grupo de estudos

Professor há 15 anos, Renato Kerley Lage Torres proporciona, semanalmente, uma experiência única para seus alunos. Idealizador do Grupo de Estudos de Astronomia e Astronáutica, o educador oferece aulas de Física e Astronomia para os alunos da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, em Itabira, onde leciona, e para alunos de outras escolas públicas e privadas do município.

Desde que começou a lecionar, o professor ministra as aulas do projeto, mas só há seis anos ele acontece na escola. “O projeto já existia antes, mas não acontecia na escola até que a diretora atual cedeu uma sala e pediu que realizasse as atividades aqui”, ressalta Renato Kerley Lage Torres.

O convite aos estudantes das outras escolas é feito por meio de palestras. “As escolas estaduais da região me convidam para dar palestras para os estudantes. Eu sempre levo alguns dos meus alunos para falar para os colegas sobre como funciona o grupo, sobre como funciona a iniciativa”, explica.

Mesmo já tendo um programa de aula traçado, curiosidades do dia a dia dos estudantes também viram temas de aulas. “Assistimos vídeos, fazemos observação com meu telescópio e discutimos sobre tudo. Os alunos têm mais interesse pela parte conceitual, que a parte de calculo, e sempre trazem sugestão de discussão. Por exemplo, esse mês falamos sobre a lua gigante, observamos  as estrelas, entre outros”, afirma.

Para o professor a melhor recompensa pelo trabalho é ver o desempenho dos alunos nas diferentes competições que participam. “Não tem satisfação maior. É um reconhecimento que não tem preço. Eu tenho, por exemplo, o único aluno de Minas Gerais que já disputou uma Ibero-Americana”, conta.

As aulas acontecem as sextas-feiras das 18h30 às 21h. Atualmente, 15 alunos participam ativamente das aulas, mas as portas estão sempre abertas para quem quiser acompanhar as aulas.