14h00min - 21 de Outubro de 2013 Atualizado em 14h01min

Projeto Gastronomia no Morro chega ao Aglomerado Santa Lúcia

Cinco chefs de renomados restaurantes de Belo Horizonte experimentam os sabores de diferentes pratos preparados por cozinheiros locais

Chefs de cinco renomados restaurantes da capital mineira subiram o morro do Aglomerado Santa Lúcia para provar as delícias da gastronomia local, no último sábado (19). Em uma degustação aberta à imprensa, puderam saborear os pratos que cinco cozinheiros do Aglomerado prepararam com criatividade e serviram no Salão Paroquial da comunidade. Ivo Faria, do Vecchio Sogno; Leandro Pimenta, do The Lab; Frederico Trindade e Felipe Rameh, do Trindade; Henrique Gilberto, do Belo Comidaria e Paula Cardoso, do Haus Munchen participam do projeto Gastronomia no Morro, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e o Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu).

O objetivo é não só reforçar Minas como o Estado da Gastronomia, como também mostrar que gastronomia não se resume a pratos requintados, sofisticados e caros. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, “a gastronomia tem um aspecto social fundamental de gerar oportunidade, emprego e fazer com que as pessoas possam ter uma vida melhor”.

O almoço degustação contou com entrada, três pratos principais e sobremesa. Cada prato foi apresentado pelo mestre de cerimônias Bruno Silva, morador da comunidade. A inusitada salada de umbigo de banana, serralha e ora-pró-nobis e o “peixe que não é peixe, é a folha de assapeixe” foi a entrada, prato da cozinheira Wanusa Aparecida da Silva. Os pratos principais ficaram a cargo de Vander Álvaro Cordeiro, o Deco, com o seu galopé – ensopado de pé de porco e galo, Frederico Gonçalves, que fez a moranga recheada com carne seca, e Maria da Consolação de Souza, a Lia, com a sua língua recheada ao molho de vinho e banana frita. A sobremesa, de Maria de Fátima da Silva Colares, foi o creme chinês – mescla de gelatina com doce de abacaxi cobertos com chantilly caseiro.

Durante a apresentação dos pratos, os cozinheiros conheceram os chefs, que, nos próximos 14 dias vão oferecer uma espécie de estágio a cada um deles. O secretário Agostinho Patrus, afirmou que essas duas semanas serão um grande aprendizado para as duas partes, os chefs do morro e os chefs da cidade, e antecipou a segunda etapa do projeto, cujo anúncio oficial deverá ser feito no dia 2 de novembro, quando os chefs dos cinco restaurantes participantes farão uma releitura dos pratos apresentados nesse primeiro momento. O evento acontecerá no restaurante Vecchio Sogno, comandado por Ivo Faria.

Entre uma etapa e a outra, Ivo Faria receberá Frederico Gonçalves, que aprendeu a cozinhar sozinho e hoje trabalha como subchef de um restaurante em Lagoa Santa. “O projeto vem nos estimular e nos dá a oportunidade de mostrar aquilo que a gente tem de melhor”, disse Frederico. Leandro Pimenta, que vai compartilhar seus conhecimentos culinários com Deco, diz que o projeto é rico e inovador “Não só pela troca de experiências, mas também para o mercado da gastronomia”, ressalta. Paula Cardoso recebe Wanusa, criadora da receita do peixe que não é peixe e Henrique Gilberto vai acompanhar Maria de Fátima, dona da sobremesa. Os chefs do restaurante Trindade ficarão com Lia e farão a releitura da língua recheada.

Para Ivo Faria, a iniciativa vai despertar o interesse de outros jovens pela gastronomia. “Vários chefs podem surgir daqui e se tornarem famosos”, diz ele, que, de origem humilde, se transformou no principal chef de Minas Gerais, reconhecido mundialmente.

Ao final do evento foi servido o famoso chá de Dona Jovem, madrinha do projeto, homenageada pelo secretário Agostinho Patrus. “A sua imagem, assim como a de Dona Lucinha, é referência da gastronomia mineira”, diz Patrus. O chá consiste em uma mistura de erva cidreira, manjericão, casca de maçã e canela.