Turismo | Agricultura

11h26min - 11 de Outubro de 2012 Atualizado em 01h51min - 01 de Julho de 2013

Projeto Transformar beneficia jovens rurais em Itacarambi, no Norte de Minas

Capacitação continua com recursos do Minas Sem Fome. Exploração sustentável dos recursos naturais foi um dos destaques

Após concluírem curso do Projeto Transformar, 14 jovens rurais da comunidade rural de Várzea Grande e dois de Caraíbas, no município de Itacarambi, Norte de Minas, se preparam para serem capacitados em pomar doméstico. Desta vez, com recursos do Minas Sem Fome (MSF), que prevê a distribuição de mudas frutíferas para o plantio em quintais.

A informação vem do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), por meio do extensionista agropecuário Mauro Cézar Asseruy. Segundo ele, os próprios jovens optaram pela fruticultura e a equipe técnica aproveitou para dar continuidade à preparação.

De acordo o extensionista da Emater-MG, os jovens passaram por capacitação, numa agenda que incluiu palestras técnicas, exposição do programa e confecção de diagnóstico da realidade deles, no contexto das comunidades onde vivem. A comunidade de Várzea Grande é tradicional na produção de farinha de mandioca, cachaça e rapadura.

Ao lado de outros jovens rurais dos municípios de Pedras de Maria da Cruz e São João das Missões, a turma de Itacarambi teve aulas práticas com professores da Escola Agrotécnica de Januária. As aulas abordaram temas da agricultura orgânica, integração lavoura, pecuária e floresta, bovinocultura, suinocultura, avicultura de corte e de postura.

Turismo rural

Um dos destaques da capacitação dos aconteceu durante o encerramento do curso do Transformar, com uma visita técnica ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, na divisa dos municípios de Januária e Itacarambi. Na ocasião, os jovens agricultores tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho da Emater-MG em favor da exploração sustentável dos recursos naturais. Também pela primeira vez puderam conhecer de perto os sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres e as cavernas formadas pelas águas do Rio Peruaçu.

Muitos destes jovens, segundo o extensionista Mauro Cézar, testemunharam na última década o impacto nocivo de práticas desordenadas da agricultura e pecuária no Rio Peruaçu, que teve diminuído o volume de água, secando em alguns trechos, em decorrência do desmatamento da mata ciliar e topo de morro. “A Emater-MG, por meio do Programa de Revitalização de Sub-bacias do Rio São Francisco, realizou no período de 2010 e 2011, a construção de terraços, bacias de captação de água de enxurradas, cercamento da mata ciliar e topo de morro, além de proteção das nascentes”, relembra.

Ainda conforme o técnico local da Emater-MG de Itacarambi, com a visita ao parque, os jovens do Transformar puderam vislumbrar um futuro promissor, tendo em vista a implantação de um turismo ecológico rural, quando a área for aberta à visitação pública, a partir de 2014, “propiciando oportunidades alternativas de renda para a juventude local, seja como guias, hospedagens para os turistas ou programação de passeios para mostrar a produção da agroindústria da região”.

Transformar

O Projeto Transformar foi implantado em 2006 e tem beneficiado muitos jovens do meio rural mineiro, filhos de agricultores. Até este mês de outubro, o projeto capacitou 875 pessoas, em um total de 25 cursos, nas 32 regionais da Emater-MG. Para este ano, a meta é fechar com a capacitação de 900 jovens rurais, segundo a gestora estadual do projeto, Maria Helena Silva. Ela explica que ao final da capacitação, o jovem está apto a construir um projeto, de acordo as próprias habilidades e a realidade em que vive, podendo se candidatar à linha de crédito Pronaf Jovem para montar o próprio negócio.