10h23min - 01 de Abril de 2009 Atualizado em 18h36min - 30 de Junho de 2013

Psiu Praça Sete será transformado na maior UAI de Minas Gerais

No segundo semestre deste ano, a capital mineira terá a maior Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Minas. Durante as obras do atual posto Psiu Praça Sete, os atendimentos estarão disponíveis na UAI Barreiro e UAI Venda Nova, além do Instituto de Identificação da Polícia Civil.

BELO HORIZONTE (01/04/09) - Belo Horizonte terá, no segundo semestre deste ano, a maior Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Estado. Com investimentos de R$ 7 milhões, do Governo de Minas, a unidade ocupará uma área de quase seis mil metros quadrados e terá capacidade para aproximadamente cinco mil atendimentos por dia. Para permitir a ampliação e modernização, o atual posto do Psiu da Praça Sete (Avenida Amazonas, 478) será fechado nesta sexta-feira (3).

Durante as obras, os atendimentos serão descentralizados. Os cidadãos poderão utilizar os serviços disponíveis na UAI Barreiro e UAI Venda Nova, além do Instituto de Identificação da Polícia Civil que atenderá pedidos de emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade e Atestado de Antecedentes Criminais no Posto do Barro Preto e na Estação Rodoviária de Belo Horizonte.

As obras de restauração do prédio da Praça Sete e de reformas e ampliação do edifício anexo - antiga FeiraMix - permitirão a instalação de novo parque tecnológico, com a substituição e inclusão de equipamentos de informática de última geração, aumento do link de internet, ampliação do número de funcionários, colocação de câmeras de segurança e terminais de auto-atendimento. Além disso, será implantado um moderno Sistema Integrado de Gestão do Atendimento, capaz de calcular o tempo de prestação de cada serviço, bem como realizar agendamentos. As mudanças são importantes para agilizar os atendimentos e reduzir o tempo de espera do cidadão.

Nova UAI

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), o prédio da Praça Sete foi construído no final do século XIX, com projeto do arquiteto italiano Luis Olivieri e já foi sede do Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais. O Psiu funciona no local desde 1998.

Após a reforma, a UAI Praça Sete ocupará também o espaço anexo nos fundos do prédio tombado. As obras para adaptação deste espaço, iniciadas em novembro do ano passado pelo Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop), serão concluídas até o final deste semestre. Depois será a feita a instalação de equipamentos e mobiliário, seleção, contratação e treinamento de pessoal para operacionalização da unidade.

No local, serão disponibilizados os serviços do Instituto de Identificação (emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, retificação de Carteira de Identidade e inscrição do número do CPF no documento de identidade). Por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), o cidadão poderá emitir extratos de multa, Documento Único de Transferência (DUT) e Documento de Arrecadação Estadual (DAE). A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) disponibilizará a emissão e reemissão de guias de arrecadação, informações sobre IPVA e emissão de Certidão de Débitos Tributários (CDT) para pessoa física. Ainda estarão disponíveis os serviços do Procon, do Juizado de Conciliação, entre outros.

No prédio restaurado funcionarão um Telecentro e todos os serviços vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de intermediação de mão-de-obra, encaminhamento ao processo de pagamento do seguro desemprego e cadastro de empresas para oferta de vagas ao mercado de trabalho. Está previsto ainda um auditório com capacidade para 120 pessoas, biblioteca e espaço para realização de sorteios da Loteria Mineira.

A Unidade de Atendimento Integrado faz parte do Projeto Estruturador Descomplicar, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e oferece aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços públicos, em um moderno conceito de atendimento ao cidadão. Estão em operação as UAIs do Barreiro e Venda Nova, em Belo Horizonte, São João del-Rei, Lavras, Barbacena, Passos, Divinópolis, Coronel Fabriciano, Sete Lagoas e Ponte Nova. Além da UAI Praça Sete, a Seplag vai instalar mais 13 Unidades de Atendimento Integrado até o final do ano.

Atendimento durante a restauração

Durante o período de reforma e restauração dos prédios da Praça Sete os atendimentos prestados atualmente à população estarão disponíveis nas Unidades de Atendimento Integrado do Barreiro e de Venda Nova e nos seguintes locais.

Confira em imagens os quadros com informações adicionais.