Minas por Região
Casa Civil | Turismo | Governo

12h27min - 11 de Outubro de 2013 Atualizado em 12h32min

Queijo do Serro é apresentado com palestra-aula na Feira de Frankfurt

A secretária Maria Coeli mostrou aos frequentadores da Feira o processo de produção de queijo artesanal no Brasil

A secretária de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais de Minas Gerais, Maria Coeli, escritora especialista em queijos do Serro, ocupou o Espaço da Gourmet Gallery na Feira de Livros de Frankfurt nesta sexta-feira (11) e recebeu os convidados para uma palestra-aula com tema ”Queijo do Serro como elemento da cultura e da economia”.

A Feira de Livros de Frankfurt acontece em um dos maiores espaços do mundo reservado a grandes eventos, como por exemplo, a feira de automóveis. Neste local, foi criada uma cozinha (espaço Gourmet) onde os chefs mineiros puderam apresentar ao mundo a culinária terroir, com criatividade, inovação, tempero caseiro e classe internacional.

Ao receber os representantes do Brasil, curiosos e profissionais de editoras de várias partes do mundo, Maria Coeli apresentou as delícias e sabores da região do Serro mineiro. Advogada, escritora e natural do Serro, Maria Coeli, que também é autora do livro “Arte e memória do queijo do Serro”, mostrou aos frequentadores da Feira o processo de produção de queijo artesanal no Brasil.

Segundo Maria Coeli, o queijo artesanal é um bem econômico de Minas Gerais e, graças ao trabalho de gente envolvida com o desenvolvimento do Estado, o queijo tem presença no mercado de gastronomia. Maria Coeli deu uma aula de produção e aplicação do mais genuíno queijo da região do Serro.

Para o público, a apresentação proporcionou, além de apreciar as diferentes receitas com queijo, a oportunidade de viajar a Minas Gerais através da literatura de contos, causos e histórias passadas durante a apresentação, criando a oportunidade de sentir de perto o clima acolhedor e o legítimo sabor da terra.

A culinária está presente em Frankfurt de duas formas: nos livros e nos restaurantes e espaços gourmets da Feira. Na parte literária, editoras de todas as partes do mundo apresentam os seus livros sobre culinária e panificação, guias de vinhos, fotos de pratos típicos, caseiros, sofisticados, decorados, numa sequência de títulos dedicados à comida e bebida. A programação do maior evento global do campo editorial conta com uma infinidade de lançamento de títulos de renomados escritores de todo o mundo, shows, teatros e debates no campo literário.

Ao término da apresentação de Maria Coeli, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrús Filho, ressaltou: "Tenho certeza que essas apresentações vão trazer não só frutos importantes para Minas Gerais, mas também aumentar nossa relação com a cultura e com a Alemanha".

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato