15h29min - 15 de Maio de 2009 Atualizado em 23h32min - 30 de Junho de 2013

Recuperação do canal do Arrudas será concluída até agosto

Os trabalhos de recuperação do fundo do canal do Ribeirão Arrudas, no trecho da avenida dos Andradas entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, serão concluídos até agosto. Já foram executados 53% da obra, na qual estão sendo investidos R$ 4,3 milhões pelo Governo de Minas.

BELO HORIZONTE (15/05/09) - Os trabalhos de recuperação do fundo do canal do Ribeirão Arrudas, etapa que antecede as obras de cobertura de extensão do Boulevard Arrudas, no trecho da avenida dos Andradas entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, próximo ao Centro de Especialidades Médicas, serão concluídos até agosto deste ano, conforme cronograma do DER/MG. Já foram executados 53% da obra, na qual estão sendo investidos R$ 4,3 milhões, recursos integralmente do Tesouro do Estado.

Para execução dos trabalhos estão sendo utilizados um guincho e duas empilhadeiras. O maquinário é responsável pelo deslocamento de muretas de concreto que são afixadas no leito do rio para desviar a água. Após este trabalho é feita a recuperação do fundo do canal. Atualmente, cerca de 60 profissionais executam os serviços.

Para as obras de prolongamento do novo trecho do Boulevard Arrudas, o Governo de Minas estima investimentos de cerca de R$ 50 milhões. O projeto prevê a recuperação do fundo do canal e a cobertura do Ribeirão Arrudas, num trajeto de aproximadamente um quilômetro, entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho e no sentido contrário, entre a Rio de Janeiro e a Carijós, cujo trajeto tem 1,2 quilômetro.

Além da cobertura, está prevista também a implantação de uma estação de ônibus na avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Andradas e Francisco Sales e a construção de um viaduto que vai ligar a Bernardo Monteiro com a Andradas, no sentido centro.

A primeira etapa da Linha Verde concluída foi o trecho do Boulevard Arrudas, situado nos quarteirões entre a alameda Ezequiel Dias e a avenida do Contorno, no cruzamento com a rua Rio de Janeiro. Com uma extensão de 1,4 quilômetro o trecho vai do Parque Municipal a praça da Estação seguindo até a confluência com a rua Rio de Janeiro, junto ao acesso ao túnel da Lagoinha. Neste trecho, a cobertura do ribeirão Arrudas propiciou a implantação de pistas mais largas para o tráfego, faixas preferenciais para o transporte coletivo e um completo tratamento paisagístico.

Benefícios do prolongamento do Boulevard Arrudas

• Implantação da Estação de Ônibus Hospitais, que vai integrar as linhas metropolitanas da BHTrans e do DER, na avenida Bernardo Monteiro, entre a avenida dos Andradas e a interseção com a Francisco Sales. Com esta estação, a previsão é de que serão transferidas 20 linhas de ônibus operadas pelo DER e 16 linhas operadas pela BHTrans.

• Facilidade de acesso dos usuários aos hospitais, entre eles o das Clínicas, a Santa Casa e o Centro de Especialidades Médicas, uma vez que a estação vai ficar a menos de 200 metros desses locais.

• Aumento da capacidade e da fluidez do tráfego da avenida dos Andradas, a partir da alameda Ezequiel Dias, melhorando as condições de acesso à área hospitalar e ao Centro de Especialidades Médicas, com a ampliação do número de faixas de tráfego, nos dois sentidos.

• Melhoria da capacidade operacional do sistema viário e das articulações do tráfego do complexo viário da Lagoinha, de acesso ao Terminal Rodoviário (Tergip), à Estação de Integração da Lagoinha (metrô) e ao terminal Oiapoque.

• Melhoria de acesso aos municípios do vetor norte da Região Metropolitana e ao aeroporto Internacional Tancredo Neves, com o recapeamento e a restauração da Cristiano Machado.