Minas por Região
Cultura

19h21min - 03 de Setembro de 2015 Atualizado em 14h32min - 04 de Setembro de 2015

Referência no ensino artístico e cultural, Cefart abre processo seletivo para 2016

Os cursos a nível básico, técnico, profissionalizante e de extensão são destinados à capacitação de crianças, jovens e adultos nas áreas de teatro, dança e música

Um complexo artístico e cultural, localizado no coração da capital mineira, na região Central, ladeado pela biodiversidade do Parque Municipal, o Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado (FCS), é uma escola profissionalizante referência no ensino de artes na América Latina.

O Centro de Formação vai oferecer 296 vagas para os cursos gratuitos nas áreas de música, dança e teatro. Das vagas disponibilizadas 76 são para dança, 95 para música, incluindo 20 para o Coral Infantojuvenil, e 105 para o teatro. As inscrições estarão abertas entre os dias 14 de setembro a 9 de outubro. O edital 2015, para início do ano letivo em 2016, está disponível aqui

O espaço dinâmico, que proporciona fruição de expressões e linguagens artísticas, criado oficialmente em 1986 e inaugurado em 1970, leva a assinatura do projeto arquitetônico original de Oscar Niemeyer com adaptação final do arquiteto Hélio Ferreira Pinto. E, hoje, está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, responsável por executar um amplo programa de política pública no âmbito da arte e da cultura.

Diariamente, artistas, curadores, maestros, diretores artísticos, produtores, gestores, pesquisadores, estudantes de arte e público em geral, circulam pelo local, criando um ambiente de experimentação, reflexão e debate artístico. Atualmente, se encontram matriculados na instituição 462 alunos, com idades entre 8 e 40 anos, nos cursos profissionalizantes e nos cursos livres.

De acordo com o diretor de Ensino e Extensão e do Centro de Extensão do Cefart, Roger Vieira, que assumiu o posto em fevereiro deste ano, proporciona aos alunos o privilégio vivenciar as artes de modo integral. “Tenho certeza que a formação dentro deste complexo artístico é um diferencial para todos os alunos que chegam no Cefart, pois além das aulas específicas, os estudantes podem visitar as exposições nas galerias de arte, as mostras cinematográficas e as demais atividades da programação artística e cultural dos espaços”, explica.

E enfatiza: “Além do espaço físico adequado e um corpo docente sólido e renomado, o conjunto de atrativos é articulado com a política do Governo de Minas Gerais para formação artística, dentro do que a sociedade espera, por isso, recebemos quase 1.000 inscrições para cerca de 60 vagas anuais”.

O ex-aluno e atual gerente de Ensino do Cefart e maestro do Curso Profissionalizante de Música, Alexandre Guimarães, conta como a experiência de aprendizado na Fundação teve grande impacto em sua vida profissional e além de projetá-lo o no mercado de trabalho abriu a oportunidade de gerenciar o próprio Centro de Formação.

“Entrei no Cefart com 12 ou 13 anos, tinha pouco conhecimento na área musical, mas me interessei em estudar no Palácio das Artes por indicação de um amigo que já havia passado por lá. Estudei violão clássico durante quatro anos e fiz mais dois anos de regência no Cefart, o que me possibilitou uma vivência no mundo musical sinfônico de maneira ampla e intensa”, conta.

Após esta primeira experiência no Cefart, Alexandre graduou-se em Regência, fez mestrado em Música, e MBA em Gestão de Projetos, e o contato com profissionais estáveis e vivazes foi o estímulo para iniciar o trabalho na área artística do Centro de Formação.

“A alta qualidade técnica do corpo docente do Cefart e a ampla vivência artística e dialógica entre os três cursos preparam os interessados para o mercado de arte de modo completo, tendo um estudante de música uma boa visão sobre o teatro, e dança e viceversa, o que pode levá-lo dia a dia ao conhecimento também das outras áreas artísticas”, diz.

A administração do Cefart está a cargo da Diretoria de Ensino e Extensão da Fundação Clóvis Salgado (Direx), à qual estão subordinadas as gerências de Ensino; de Pesquisa e Extensão; e de Produção Pedagógica e Artística; além dos departamentos de Dança; Música; e Teatro; e o Serviço de Orientação Educacional; a Secretaria Escolar; o Centro de Informação e Pesquisa João Etienne Filho (Biblioteca); o Acervo de Documentação; e a Midiateca.

O Cefart é referência na área artística e espaço de formação de vários grupos de artistas que hoje integram companhias e grupos profissionais de teatro e dança, orquestras, bandas, grupos de câmara de música erudita e/ou popular, entre outros.

Curso de Dança

O Centro de Formação Artística e Tecnológica oferece formação artística e técnica para crianças e jovens na área de dança no Curso Básico Livre, com duração de cinco anos, e no Curso Profissionalizante de Nível Técnico, com três anos de duração.

Os cursos abrem possibilidades para que o aluno esteja apto a atuar em diversos segmentos da dança.

Curso de Música

O Curso Básico de Música forma cantor ou instrumentista com conhecimento específico na área de performance musical para atuar como solista ou camerista, compor grupos profissionais, amadores, orquestras, corais e outras formações musicais. A duração é de três anos.

A capacitação dos alunos se dá por meio dos estudos de instrumento ou canto erudito e alia a prática à teoria musical. O intuito é desenvolver o potencial artístico dos alunos e otimizar suas habilidades para a performance, para a criação e apreciação musical, sempre incentivando a produção musical individual e coletiva.

O aluno inicia o percurso com a aprendizagem de seu instrumento específico, escolhido durante o processo seletivo, em conjunto com disciplinas responsáveis por sua formação musical inicial, tais como: Apreciação Musical I, Percepção Musical I e Rítmica I.

O aluno terá, ainda, a atividade de Coral como forma de interação com um grupo maior e como um espaço de aprendizagem musical diferenciado de seu estudo instrumental. Nos anos seguintes, são oferecidas disciplinas com bases teóricas, como História da Música Brasileira, Análise e Harmonia.

Curso de Teatro

O Curso Profissionalizante de Teatro voltado para a formação do ator, é reconhecido pela Secretaria de Estado de Educação, juntamente com os cursos de Música e Dança, do Cefart.

Além do Curso Profissionalizante de Teatro, o Cefart oferece os cursos de Iniciação Teatral para crianças, pré-adolescentes e adolescentes na área de artes cênicas em diferentes níveis, sendo, Curso de Iniciação Teatral I (Básico), II (Intermediário) e III (Avançado).

O curso de teatro possui, ainda, o Curso de Improvisação e Jogos Teatrais e, também, os Laboratórios de Pesquisas, alguns também abertos à comunidade nas áreas de Trilha Sonora, Projetos Culturais, Teatro Físico e Performance, Máscaras, Técnica Vocal e Leitura Dramática, ministrados por seu corpo docente.

Coral Infantojuvenil Palácio das Artes

Criado na década de 80, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes integra-se na Fundação Clóvis Salgado como um projeto de formação ligado à gerência de Coros, vinculada à Diretoria Artística e constitui-se como uma importante ação de estímulo à formação de jovens cantores.

Voltado para a divulgação do canto coral, o grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular, em vários idiomas e estilos.

Além de realizar apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e cidades do interior do estado, o Coral atua em concertos com Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e em montagens com os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, tanto em concertos quanto nas temporadas de ópera.

Processo seletivo 2015

Para se inscrever no processo seletivo, os interessados deverão observar os pré-requisitos para cada um dos cursos, como idade mínima e experiência pregressa na área de interesse, entre outros. Após inscritos, os candidatos realizarão provas práticas e teóricas, que acontecem nos meses de outubro e novembro, para aferição do conhecimento específico de cada curso.

O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Fundação Clóvis Salgado no dia 18 de dezembro de 2015. As disposições detalhadas sobre as demais informações constam no edital do Processo Seletivo, divulgado no site da Fundação Clóvis Salgado www.fcs.mg.gov.br.

No momento da inscrição, os candidatos deverão entregar a seguinte documentação: ficha de inscrição preenchida e assinada; cópia de Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; cópia do CPF do responsável financeiro ou do candidato, se maior de idade; duas fotos 3x4; cópia do comprovante de endereço atualizado e comprovante de pagamento do documento de arrecadação, no valor de R$ 45,00.

Tecnologia

Em 2015, um novo projeto passa a ser traçado para o Centro que propõe a realização de cursos voltados para a tecnologia do espetáculo, como iluminação, sonorização e iluminação e adereços, por exemplo. Momento em que a nova nomenclatura ganha um “t” ao final, se tornando o Cefart. Hoje, a noção de tecnologia artística já compõe a grade curricular dos cursos profissionalizantes de música, dança e teatro, mas a partir de 2016 as aulas de iluminação e figurino serão direcionadas especificamente ao público interessado nestas áreas específicas.

Complexo cultural

A Fundação Clóvis Salgado é responsável também por gerir importantes equipamentos culturais da cidade de Belo Horizonte: o Palácio das Artes, o Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), a Serraria Souza Pinto, o Câmera Sete e o Centro Técnico de Produção (CTP).

A FCS é mantenedora, ainda, de três Corpos Artísticos: a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) e a Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato