Copa do Mundo

13h39min - 02 de Abril de 2013 Atualizado em 07h28min - 30 de Junho de 2013

Reunião define preparativos para Copa das Confederações em Minas

O encontro tem o objetivo de discutir detalhes e coordenar ações em áreas estratégicas como segurança, transporte e mobilidade

Minas Gerais sediou nesta terça-feira (2) a sexta reunião de alinhamento e integração dos Planos Operacionais da Copa das Confederações FIFA 2013, realizada pelo Ministério do Esporte, em parceria com o Comitê Organizador Local (COL), no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

O encontro tem o objetivo de discutir detalhes e coordenar ações em áreas estratégicas: telecomunicações, energia, coleta e controle de ingressos, vigilância sanitária, segurança, aeroportos, transporte e mobilidade, acomodação e receptivo turístico, saúde, cultura, meio ambiente, comunicação e voluntariado. Representantes de diversos setores dos governos municipal, estadual e federal, além do Comitê Organizador Local, participam da reunião.

Esse tipo de encontro já havia sido realizado em Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador, para definição de questões locais. “Minas Gerais tem dado exemplo em várias áreas, como a entrega do estádio e da sala de situação e gerenciamento de crise. Especificamente sobre a operação da Copa das Confederações, os simulados na área de saúde vão acontecer em maio em Confins e no Mineirão, além de estarmos envolvidos com os preparativos do amistoso entre Brasil e Chile, que será nosso evento teste oficial”, destacou o secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Tiago Lacerda.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reiterou o bom desempenho do trabalho de preparação da competição realizado no Estado e município. “Minas e a sua capital têm tido um desempenho que consideramos excepcional no esforço de preparação para a Copa. Algumas obras já entregues, outras em execução, mas principalmente tudo sob o controle e rigoroso acompanhamento da prefeitura e do governo”, disse Aldo Rebelo.

A 74 dias da Copa das Confederações, os esforços se concentram nos detalhes e na integração cada vez maior entre as equipes da prefeitura, do governo estadual, do governo federal, do COL e da FIFA. “Tenho certeza de que Belo Horizonte está preparada, com todos os investimentos que foram e estão sendo feitos, e que realmente colocam nosso país em outro patamar no contexto de sua inserção internacional”, afirmou o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Também participam da reunião em Belo Horizonte o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes; além de representantes da Casa Civil da Presidência da República, dos ministérios do Esporte, do Planejamento, da Fazenda, das Cidades, dos Transportes, da Defesa, da Justiça, da Saúde, do Turismo, do Meio Ambiente, das Minas e Energia, da Cultura e das Comunicações, do Gabinete de Segurança Institucional, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, da Secretaria de Portos, do COL, do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.

A Copa das Confederações acontece de 15 a 30 de junho em seis capitais do país, sendo a abertura em Brasília e a final no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, os jogos vão acontecer nos dias 17 (Tahiti e Nigéria), 22 (México e Japão) e uma das semifinais no dia 26, sempre às 16h, no Mineirão.