21h08min - 09 de Abril de 2010 Atualizado em 11h39min - 01 de Julho de 2013

Secretaria certifica novas associações de circuito turístico

BELO HORIZONTE (09/04/10) - A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, presidiu nesta sexta-feira (9), em Brumadinho, a cerimônia de Certificação da Associação do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba.

A solenidade aconteceu no Centro de Arte Contemporânea Inhotim e contou com a presença de prefeitos e lideranças do turismo da região. O Circuito Veredas do Paraopeba é integrado pelos municípios: de Bonfim, Brumadinho, Belo Vale, Moeda, Rio Manso e Igarapé.

Durante a cerimônia de certificação, a secretária Érica Drumond lembrou que as Associações de Circuitos Turísticos implantadas em todas as regiões de Minas Gerais são a garantia da continuidade da política pública de turismo que está em vigor de Minas Gerais.

“Grande parte do trabalho turístico se faz pela iniciativa privada e esta região já possui grandes produtos que atraem visitantes nacionais e internacionais. A meta agora é a permanente inserção das comunidades para que o desenvolvimento econômico seja efetivamente realizado”, disse.

De acordo como o presidente da Associação do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, Breno Carone, a associação passará a servir como instrumento de unificação dos municípios. “Estamos agora, de verdade, implementando a política pública do Governo de Minas em nossa região, o nosso foco é em desenvolver e fortalecer cada vez mais o nosso fluo de visitantes”.

Após certificação, as ações da Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento dessas associações, incluem sensibilização, mobilização, elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, roteirização, até a promoção do destino turístico. E também, sinalização turística, rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico.

Veredas do Paraopeba

O Circuito Veredas do Paraopeba compreende uma região mineira cercada de montanhas, com muitos vales e rios e água abundante. É ideal para quem gosta do campo, praticar esportes ligados à natureza ou simplesmente de contemplá-la. É um atrativo especial para os belo-horizontinos devido à proximidade com a capital mineira.

Antiga passagem de tropeiros e bandeirantes que cruzaram seus caminhos em busca de riquezas, o Vale do Paraopeba serviu como principal rota de escoamento de ouro e outras preciosidades minerais do Brasil durante o século XVII e XVIII.

A visita aos diversos distritos e povoados que compõe o Vale do Paraopeba também oferece o contato com lugarejos de formação histórica datada de fins do século XVII e início do século XVIII. Além de conservar estruturas arquitetônicas e urbanas que remontam à sua formação, mantêm um modo de vida de cidades do interior, muitas vezes rural, proporcionando uma viagem de uma beleza impressionante.  São roteiros que aliam passado e presente em uma das mais belas paisagens de Minas.

A região também é apelidada carinhosamente como Vale do Charme e está situado em uma região privilegiada do Vale do Paraopeba, nas encostas das serras do Rola Moça, Calçada e Moeda.

Atrativos turísticos

Brumadinho possui o Museu Inhotim com diversas galerias de arte contemporânea em meio a um imenso jardim tropical. Nas encostas da Serra da Moeda praticam-se esportes de aventura como balonismo e voo livre. Além disso, há o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. O clima frio da serra favorece a gastronomia. O território municipal preserva muitas áreas verdes, pontilhado de pequenos povoados, sítios e antigas fazendas entre campos, serras, nascentes, cachoeiras e quedas d’água.

Bonfim mantém suas tradições nas movimentadas festas religiosas e profanas que realiza. O destaque fica para o famoso “carnaval a cavalo”. Muito acolhedora, a cidade ainda conserva parte de suas construções históricas e inúmeros cruzeiros espalhados por toda a região.

A prática de esportes como asa-delta, balonismo, paraglider e mountain bike movimenta o município de Moeda. As caminhadas nas trilhas como a do Elefantinho levam a locais curiosos como a “casa de pedra”, ruína no alto do morro de uma antiga fábrica clandestina de moedas de ouro. Nessa região, o que encanta são as plantas exóticas da Serra da Moeda e o voo de aves como o gavião e a maritaca, além da presença dos pica-paus e corujas.

Em Rio Manso, destacam-se a Casa da Cultura Dr. Mildo Ruggani e a Igreja Matriz de Santa Luzia. Na paisagem sobressai o rio que deu o nome à cidade, desenhando inúmeras curvas nas planícies, com águas mansas e tranquilas, deixando às margens vastas áreas de pastagens.

Belo Vale é uma cidade aconchegante, povo hospitaleiro, possui vários atrativos culturais, entre eles a Fazenda Boa Esperança e o Museu do Escravo.

Igarapé uma cidade com potencialidade ao turismo religioso, místico, terapêutico e homeopata, prática de esporte radicais, no atrativo turístico Pedra Grande, possui campo de polo e uma culinária peculiar.