Minas por Região
Trabalho / Social

18h01min - 30 de Julho de 2015 Atualizado em 18h03min

Secretaria de Defesa Social acompanha casos de tráfico de pessoas em Minas

Desde o início do ano, 22 casos foram confirmados. Entre as modalidades recorrentes estão exploração laboral e trabalho infantil

De janeiro a junho de 2015, o Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) iniciou o acompanhamento de 33 situações, tendo sido detectado indícios de crime em 22 casos (dois terços do total), envolvendo 535 pessoas, entre vítimas e parentes. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (30/7), na abertura da Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Entre os atingidos pelo tráfico de pessoas no estado estão crianças ou adolescentes (33), imigrantes (112 haitianos e 12 bolivianos), mineiros (33) e pessoas de outros estados. As modalidades recorrentes de tráfico são exploração laboral e trabalho infantil, adoção e exploração sexual.

A partir dos casos acompanhados pela PETP, que é um dos programas da Coordenadoria Especial de Prevenção da Criminalidade (Cpec) da Seds, identificou-se os seguintes fluxo migratórios relacionados com a prática: migração de fora de Minas de pessoas do Espírito Santo, Bahia, Goiás, Piauí, São Paulo, Sergipe, Maranhão, Amapá, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Pará, e, dentro do Estado.

As denúncias podem ser feitas no Disque 100 (Direitos Humanos), no Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou pelo e-mail da Polícia Federal denuncia.urtp@dpf.gov.br. Outras informações podem ser obtidas no site do Ministério da Justiça: www.mj.gov.br.

Campanha na rodoviária

Viajantes que chegaram ou partiram da rodoviária de Belo Horizonte nesta quinta-feira (30/7) receberam folhetos com informações da equipe do PETP.  Além disso, puderam também conhecer os mecanismos para a população obter outras explicações sobre o tema e ainda saber as formas de denunciar, anonimamente, possíveis situações de tráfico.

A gerente do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Seds, Rafaela da Costa, explica que uma das maiores dificuldades para enfrentar o tráfico é a demora na percepção da prática e na tomada de providências. “É preciso denunciar para os órgãos competentes e ficar atento aos sinais de tráfico, que podem estar relacionados à exploração do trabalho ou sexual, remoção de órgãos, adoção e ainda casamento servil”, explica Rafaela.

De acordo com dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), anualmente 20,9 milhões de pessoas são vítimas de tráfico. Esse crime movimenta, aproximadamente, U$ 32 bilhões por ano, o que o coloca como a terceira atividade criminosa mais lucrativa do planeta, ficando atrás apenas dos tráficos de drogas e de armas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato