Segurança / Defesa Social

14h22min - 11 de Dezembro de 2013 Atualizado em 14h28min

Secretaria de Defesa Social realiza primeiro concurso de Miss Prisional

Dezesseis detentas disputaram o título. A vencedora foi Gisele Rodrigues de Souza, do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto

A detenta Gisele Rodrigues de Souza, de 23 anos, que cumpre pena no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (Piep), em Belo Horizonte, foi a vencedora do primeiro concurso de Miss Prisional realizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) em Minas Gerais. Dezesseis detentas de cinco unidades prisionais da Região Metropolitana disputaram o título no evento que aconteceu no pátio da Piep.

Elas foram avaliadas por oito jurados nos quesitos beleza, simpatia, postura, desenvoltura, rosto e corpo. Entre os avaliadores, pessoas que sabiam muito bem do que estavam falando, como o estilista Ronaldo Fraga e a miss Minas Gerais 2013, Janaína Barcelos. “Essa avaliação, em um primeiro momento, é para escolher a mais bonita. Mas qual é o critério de beleza? De acordo com o meu conceito de beleza eu sempre escolho quem tem personalidade”, explica o renomado estilista mineiro.

Além deles, também fizeram parte do júri a defensora pública geral do Estado de Minas Gerais, Andrea Abritta Garzon, a colunista de moda e escritora, Cris Guerra, a jornalista de moda Cris Carneiro, o presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB-MG, Adilson Rocha, o superintendente de Atendimento ao Preso da Seds, Helil Bruzadelli, e o vereador e diretor institucional da OAB, Joel Moreira.

As detentas que participaram do concurso foram pré-selecionadas em desfiles realizados nas unidades prisionais. Elas entraram na passarela por duas vezes, em uma delas vestindo traje casual e, na outra, vestido de gala. Gisele Rodrigues, que arrebatou o primeiro lugar, ganhou um ensaio fotográfico com direito a um book com 20 fotos e vários brindes.

Também foram premiadas as presas Sara Maria de Souza, pelo segundo lugar, Laíssa Assunção, que ficou em terceiro, e Luciana Stanziola, que foi eleita Miss Simpatia entre as próprias colegas. “Eu superei os meus objetivos e vejo que, se fui capaz disso, sou capaz de muitas outras coisas. Tenho que pagar pelo que fiz, mas vou sair firme e mudar de vida”, comemora a Miss Prisional 2013.

Autoestima

Para o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, a iniciativa do desfile soma-se a outras realizadas pelo sistema prisional mineiro com o objetivo de humanizar o cumprimento da pena e contribuir para o processo de ressocialização. As participantes aprovaram a iniciativa e demonstraram grande alegria em participar do concurso. “É muito bom estar maquiada, depois de nove meses sem usar nada”, conta a detenta Paloma Guelber Diezete, que cumpre pena no Presídio de São Joaquim de Bicas II.

Ronaldo Fraga apoia a iniciativa, que é simples e pode causar grande impacto. “Se tem uma coisa que pode estimular alguém para a mudança é a autoestima. A autoestima muda não só a pessoa, ela pode mudar o mundo”, afirma. A produção das candidatas, as roupas que elas utilizaram e a montagem do espaço foram fornecidas por parceiros do sistema prisional mineiro. A previsão é que, no ano que vem, aconteça novamente o concurso, dessa vez com participação de todas as unidades prisionais de Minas Gerais. Hoje há cerca de 2.500 detentas cumprindo pena no Estado.