09h10min - 05 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 09h47min

Secretária de Educação enaltece o trabalho inovador desenvolvido no PlugMinas

Macaé Evaristo percorreu toda a estrutura do local e frisou a necessidade de expandir o programa, que oferececursos gratuitos de formação técnica para jovens

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, visitou as instalações do PlugMinas - Centro de Formação e Experimentação Digital nesta quarta-feira (4/2). Durante a visita, a secretária percorreu toda a estrutura do local e teve a oportunidade de apreciar um pouco do trabalho que é desenvolvido com os jovens dentro dos núcleos de aprendizagem educacional e profissional.

Na galeria do núcleo Caminhos do Futuro, por exemplo, a secretária contemplou a exposição Mostrar, composta de fotografias, desenhos, performances e vídeos produzidos pelos alunos do PlugMinas do núcleo. Macaé Evaristo também conversou e deu boas-vindas aos alunos do núcleo Oi Kabum! (que oferece formação técnica em multimídia, audiovisual e artes visuais), que estavam em seu primeiro dia de aula. “Vamos trabalhar juntos”, frisou a secretária ao se direcionar aos estudantes.

Após visita a todos os espaços do local, Macaé Evaristo reconheceu o trabalho inovador que é praticado no PlugMinas e avaliou que a iniciativa tem um grande potencial para ser expandida para a rede estadual de ensino. “A ideia é interessante e inovadora, mas temos que trabalhar para que isso se estruture efetivamente como uma política pública. Temos que pensar em como essa estrutura pode dialogar com toda a nossa rede de educação, que conta com mais de três mil escolas públicas”, enfatiza a secretária.

A secretária entende que as metodologias e experiências do PlugMinas com os jovens são únicas e ricas, e o apoio da União pode ajudar a difundir as boas práticas às escolas estaduais. “Aqui você tem uma parceira muito importante com o governo federal por meio do Pronatec. Alguns cursos do Plug Minas são financiados pelo Pronatec e acho que podemos avançar nessa agenda”, garante.

Cursos gratuitos

O PlugMinas é um programa do Governo do Estado que oferece cursos gratuitos de formação técnica de curta, média e longa duração. Cada vez mais jovens participam do projeto e vivem a oportunidade de desenvolverem sua autonomia por meio de atividades formativas e culturais.

Compõem o PlugMinas os Núcleos Valores de Minas, Oi Kabum!, Empreendedorismo Juvenil, Planejamento e Gestão, Caminhos do Futuro, Laboratório de Culturas do Mundo e, o mais recente, Criação e Design. As atividades que são realizadas nos núcleos foram apresentadas pelos próprios alunos à secretária.

Todos os alunos são oriundos de escolas públicas de Belo Horizonte ou Região Metropolitana, ou egressos da rede pública de ensino de Minas Gerais que residem em BH ou RMBH. São jovens que buscam ampliar o campo de oportunidades de inclusão produtiva por meio da cultura digital nas áreas do empreendedorismo, arte, novas tecnologias e idiomas.