Segurança / Defesa Social

18h25min - 02 de Dezembro de 2009 Atualizado em 18h36min - 30 de Junho de 2013

Seds inaugura penitenciária e chega a 100 unidades

A Secretaria de Estado de Defesa Social chegou à marca de cem unidades prisionais sob sua gestão com a inauguração do Complexo Penitenciário de Ponte Nova. O local abrigará presos sentenciados e provisórios, com capacidade para 594 presos. O custo foi de R$ 21,6 mi.

PONTE NOVA (02/12/09) - A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) chegou à marca de cem unidades prisionais sob sua gestão nesta quarta-feira (2), com a inauguração do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira. O local abrigará presos sentenciados e provisórios. A obra, que teve duração de um ano e dez meses, custou cerca de R$ 21,6 milhões aos cofres do Estado e tem capacidade para 594 presos.

A solenidade, realizada na própria unidade, que fica na zona rural do município, nas proximidades do Parque Florestal Passa Cinco, foi presidida pelo secretário Maurício Campos Júnior, acompanhado pela secretária-adjunta Soraia Ghader e pelo subsecretário Genilson Ribeiro Zeferino. Além deles, marcaram presença diretores de presídios da região, representantes do poder executivo, legislativo e judiciário locais, além de promotores, defensores públicos, policiais civis e militares, empresariado e comunidade.

A exemplo das outras 99 unidades administradas pela Suapi, o complexo oferecerá aos presos atendimento médico, odontológico, psicológico, social e jurídico, além de quatro refeições diárias com cardápio supervisionado por nutricionistas. Os detentos terão oportunidades de trabalho e estudo, além de melhores condições para o cumprimento da pena. “Reconheço os desafios e as dificuldades de administrar uma unidade como esta, mas o que nos move é a certeza de que teremos grandes e reais possibilidades de ressocialização”, disse o diretor-geral Rafael Bargas de Queiroz, que também é responsável pelo Presídio de Ponte Nova, assumido pela Suapi em abril de 2008, após episódio de incêndio que vitimou 25 detentos.

Em relação à estrutura física do novo complexo, a área construída abrange uma área construída de 9602,82 m², num terreno de 50 mil m². As edificações contemplam portaria, subestação e casa do gerador, casa de bomba, guarita, depósito de lixo, abrigo de gás, reservatório de água, setor administrativo, canil, celas de triagem, setor de saúde, galerias, muralhas, além das alas e celas, que assim se dividem: oito alas, sendo sete com dez celas de oito lugares cada, e uma ala especial com 17 celas e dois lugares. Além disso, há dez celas destinadas a encontros íntimos.

O corpo de funcionários da unidade será formado por diretor-geral, diretor de segurança, diretor de atendimento e ressocialização, diretor de administrativo, 225 agentes penitenciários (25 mulheres e 200 homens), auxiliares técnico-jurídicos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, médicos, dentistas, auxiliares administrativos e oficiais de serviços gerais. “É inegável a importância dessa unidade para o município. Além da segurança, há a contribuição com a geração de centenas de empregos, tanto diretos como indiretos”, ressaltou o subsecretário da Suapi, Genilson Zeferino. “E com essa ação, estamos resgatando uma dívida que temos com Ponte Nova desde a época daquele infeliz incidente”, completou.

O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos, destinou uma mensagem especial ao corpo de agentes penitenciários durante seu pronunciamento. “Vocês fazem parte de uma guarda penitenciária conhecida pela excelência não somente na contenção de presos mas, principalmente, na ressocialização, no trato humanitário, de dignidade e de respeito para com os indivíduos privados de liberdade”, enfatizou. “E numa ocasião como esta, faço questão de reforçar o quão importante se faz estarmos irmanados. Sejam pessoas ligadas às causas ambientais, sejam militantes de direitos humanos, sejam representantes do judiciário, da área de segurança pública, sejam da comunidade. Só assim construiremos um lugar melhor para vivermos”, finalizou o secretário.