Copa do Mundo | Segurança / Defesa Social

17h03min - 10 de Junho de 2014 Atualizado em 17h04min

Seleções do Uruguai e da Argentina chegam com total segurança em Belo Horizonte

Escolta das delegações foi coordenada do Centro Integrado de Comando e Controle, instalado na Cidade Administrativa de Minas Gerais

A operação de escolta das delegações da Argentina e Uruguai foi coordenada de dentro do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na Cidade Administrativa, com a participação de cerca de 80 profissionais, sendo 20 deles do setor de inteligência. A seleção do Chile já havia desembarcado na capital mineira na última quinta-feira (05/06), com um esquema parecido, que garantiu total segurança aos visitantes sul-americanos.

A delegação do Uruguai chegou ao aeroporto por volta das 18h40 e seguiu para um resort em Sete Lagoas, há aproximadamente 40km de Confins, escoltada por profissionais da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal. Cerca de uma hora depois, desembarcou a seleção de Lionel Messi, que ficará hospedada na Cidade do Galo, em Belo Horizonte. A escolta foi realizada pela Polícia Militar, pela Polícia Federal e pelo Corpo de Bombeiros.

Do Centro Integrado de Comando e Controle foi possível acompanhar todo o percurso das delegações, desde que elas chegaram ao aeroporto, por meio de câmeras da Infraero, até o trajeto pelas rodovias – pelas câmeras do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).

Ao mesmo tempo em que era possível ver os uruguaios saindo do aeroporto, havia telas que mostravam a localização do avião que trazia a seleção argentina. Os profissionais do CICC também tinham acesso ao quadro de horários previstos de embarque e desembarque de todos os voos no aeroporto internacional.

O CICC foi inaugurado em março do ano passado e integra o trabalho de cerca 40 instituições municipais, estaduais e federais, comoSecretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Coordenadoria Especial da Copa (CECOPA) da Secretaria de Turismo e Esporte (Setur), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, DER, Abin, Polícia Rodoviária Federal, Infraero, Samu, BHTrans, entre outras . Recentemente, Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) também foi agregado ao CICC mineiro.

Do local, as forças de segurança poderão observar, durante a Copa do Mundo, 1.378 câmeras. A integração entre os órgãos tem como principal objetivo viabilizar a tomada de decisões ágeis, rápidas e inteligentes em eventos de segurança pública, emergência e mobilidade, otimizando recursos e ações. Para a construção do CICC foram investidos cerca de R$2,3 milhões pelo Governo do Estado.