18h02min - 04 de Setembro de 2009 Atualizado em 16h45min - 22 de Junho de 2013

Servas entrega brinquedoteca móvel a Hospital da Unimontes

MONTES CLAROS (04/09/09) - O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está entre as instituições beneficiadas com o programa da Brinquedoteca Móvel, iniciativa do Governo de Minas e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com empresas. A solenidade oficial de entrega do kit foi realizada nesta sexta-feira (4), no auditório do Hospital da Unimontes, com a assinatura do termo de doação pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e a coordenadora da Brinquedoteca, Maria Emília Silva Elias.

O objetivo do programa, lançado oficialmente no dia 17 de agosto, pelo governador Aécio Neves e pela presidente do Servas, Andrea Neves, é contribuir com o atendimento pedagógico para crianças e adolescentes em tratamento em estabelecimentos de saúde públicos e filantrópicos. Além do HU, outros 12 hospitais do Norte de Minas estão sendo agraciados com a brinquedoteca, sendo três de Montes Claros.

Durante a solenidade, o professor Paulo César de Almeida considerou a brinquedoteca como um instrumento de suma importância aos projetos de humanização na assistência hospitalar. “Devemos enaltecer o trabalho da Servas, em especial o de sua presidente, Andréa Neves da Cunha, que sempre se mostrou sensível e solidária à ampliação das causas sociais em Minas”, disse o reitor.

Para ele, a brinquedoteca móvel vai mudar a realidade do trabalho pedagógico não somente no Hospital da Unimontes, mas, também, em muitos outros municípios de Minas que buscam a excelência na humanização do atendimento às crianças e jovens.

A coordenadora Maria Emilia Silva Elias ressaltou que, nesta primeira etapa, estão sendo beneficiadas 120 unidades de saúde em Minas e a meta é ampliar esse número. “O aspecto lúdico ajuda no bom andamento do tratamento de crianças e adolescentes”, lembrou.

Participaram, ainda, da solenidade o superintendente do HU e vice-reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela; o presidente da Câmara Municipal e provedor do Hospital Aroldo Tourinho, Athos Mameluque Mota; o provedor da Santa Casa de Montes Claros, Heli de Oliveira Penido; o deputado estadual Gil Pereira e o representante da Trip Linhas Aéreas, Luiz Cláudio de Souza, além de representantes dos outros municípios do Norte de Minas beneficiados.

Na escola

A unidade móvel da brinquedoteca do HU será repassada à Escola Hospitalar Ciranda da Vida, que funciona na área interna do hospital há cinco anos, no atendimento educacional aos pacientes em idade escolar. São 23 leitos com cinco pedagogas durante os três turnos.

As brinquedotecas móveis foram desenvolvidas por uma equipe técnica e sua criação é registrada pelo Servas. As unidades são compostas por dois módulos articulados e sobrepostos, divididos em compartimentos contendo 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. Possui, ainda, bandejas para que a criança no leito possa ter apoio para brincar. O módulo é equipado também com aparelhos de TV, DVD e de MP4. Há quatro modelos ilustrados com símbolos da fauna brasileira: onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão dourado.