Minas por Região
Governo

17h01min - 20 de Maio de 2015 Atualizado em 17h17min

Servas firma nova parceria com Ministério Público e TJMG em favor da população de rua em BH

Instituições vão se mobilizar para defender e promover os direitos dessa comunidade de forma ampla e com o envolvimento da sociedade

primeira-dama de Minas Gerais e presidente do Servas – Serviço Voluntário de Assistência Social, Carolina Oliveira Pimentel, participa, nesta quarta-feira (20/5), do ato de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Servas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para integrar esforços em prol da população que vive nas ruas em Belo Horizonte.

O objetivo da parceria entre as três instituições é resgatar os direitos dessa comunidade, que na maioria dos casos não tem moradias tradicionais, possui baixa escolaridade e laços familiares fragilizados. Servas, MPMG e TJMG pretendem ir além das ações voltadas para a população de rua e promover, também, a sensibilização da sociedade para a necessidade dessa causa e para combater o preconceito contra esse público, que muitas vezes é visto de forma depreciativa.

Para Carolina Oliveira, a quantidade de ações que podem ser feitas para atingir os objetivos da parceria é grande, uma vez que são muitas as necessidades da população em situação de rua. “As ações vão desde as primeiras conversas com os moradores, para saber de perto suas necessidades, passando pelo acesso à Justiça, pela garantia de seus direitos, até, quem sabe, projetos de profissionalização dessa população, já que muitos desenvolvem algum tipo de trabalho e a maioria está no setor informal”, afirma Carolina.

O documento a ser assinado prevê a formação de um grupo com dois representantes de cada instituição e a apresentação, em até 60 dias, de um plano de trabalho. O convênio permite, ainda, que outros órgãos e entidades interessados participem das ações.

“Estamos muito satisfeitos com mais essa parceria com o Ministério Público e com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em dez anos, a população de rua aumentou quase 60% e é impossível fechar os olhos para a vulnerabilidade e a extrema miséria em que vivem. Juntos vamos unir os esforços para tentar reverter esse cenário”, ressalta a presidente do Servas..

Serviço

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Servas, Ministério Público e TJMG

Data: quarta-feira, 20 de maio de 2015

Horário: 14h

Local: Anexo II do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Rua Goiás, 253, 14º andar, Centro, BH.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato