21h56min - 23 de Junho de 2010 Atualizado em 05h14min - 01 de Julho de 2013

Setur lança diretrizes da política pública do turismo

UBERLÂNDIA (23/06/10) - A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, lançou nesta quarta-feira (23), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, durante o 11º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos, o livro Diretrizes de Política Pública do Turismo de Minas Gerais. Érica Drumond apresentou também os resultados dos três anos e seis meses de gestão frente à pasta e ouviu sugestões e proposições para o fortalecimento do turismo mineiro para os próximos anos. O encontro, que será realizado até esta quinta-feira (24), conta com a participação de representantes de 33 regiões turísticas do Estado.

De acordo com a secretária, o livro é uma síntese das políticas e programas do turismo que estão em execução desde 2007. “O papel do governo, por meio da política pública, é trazer turistas para os quatro cantos do Estado, sempre com foco na geração de riqueza e renda para as populações. E este livro é o resultado das ações conjuntas, trabalhados por todos os agentes do turismo mineiro”. Ainda de acordo com a secretária, as Associações de Circuitos foram os braços executores das ações de turismo no Estado. “Trabalhamos com a descentralização de ações e recursos dando autonomia para o desenvolvimento de nossas regiões”, enfatizou.

O livro traça as diretrizes e orienta o desenvolvimento turístico do Estado, contribuindo para integrar a política socioeconômica de Minas Gerais de forma planejada, organizada e sustentada. É uma ferramenta de gestão das políticas públicas do turismo mineiro e apresenta uma visão sistêmica, que reúne objetivos, metas, e ações amparados pelos princípios da parceria, sustentabilidade, conhecimento, competitividade e qualidade.

Resultados

Também durante 11º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos, Érica Drumond ressaltou alguns dos principais resultados alcançados pelo turismo de Minas Gerais nos últimos anos, como investimentos de cerca de R$ 53 milhões em ações de infraestrutura e planejamento por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), a instalação, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) -, de 850 placas de sinalização turística rodoviária; a qualificação de mais de seis mil pessoas, entre lideranças, empreendedores e prestadores de serviço turístico; o investimento de mais de R$ 5 milhões no Turismo de Negócios e Eventos; a criação do Espaço Minas Gerais em São Paulo (SP); a realização de 10 séries de Pesquisas de Demanda e Pesquisas de Análise do Perfil do Turista; a elaboração de 90 novos roteiros; a capacitação de cerca de 100 empresas de receptivo mineiro;  o aumento em 167% do número de ações promocionais do turismo mineiro de 2007 a 2009; o apoio financeiro em ações descentralizadas em 100% das Associações de Circuitos Turísticos, a realização de três edições do Salão Mineiro do Turismo, dentre outras.

“Avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Juntos, poder público, Circuitos Turísticos e iniciativa privada, devemos buscar a criatividade e inovarmos para o fortalecimento ainda maior do nosso segmento no Estado”, afirmou a secretária.

Uberlândia - Destino Indutor

Durante entrevista coletiva, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, anunciou que Uberlândia será incluída no Programa Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional de Minas Gerais. “Uberlândia possui pontos favoráveis como o clima, a localização privilegiada no centro o Brasil, a economia pujante e boa oferta hoteleira”, ressaltou.

Por meio do Programa Destinos Indutores, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, vem trabalhado nos últimos dois anos, 16 municípios mineiros com pesquisas anuais realizadas pela Fundação Getúlio Vargas que medem a competitividade dos destinos por meio de análise de seus aspectos (como infraestrutura, acesso, marketing, aspectos sociais e culturais, atrativos, dentre outros). A meta, é que estes destinos alcancem padrão de qualidade internacional para o atendimento aos turistas que estarão no Brasil para a Copa do Mundo da FIFA em 2014.

“Logo após Copa da África do Sul, vamos iniciar a captação adequada para que grandes seleções fiquem concentradas em Minas Gerais na Copa de 2014. O grande legado para os destinos mineiros é a imagem e a visibilidade geradas a partir da realização deste grande evento esportivo”, explicou.

Também integram o programa Destinos Indutores em Minas Gerais os municípios de Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei, Sete Lagoas, Santana do Riacho, Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Camanducaia (distrito de Monte Verde), Caxambu, Maria da Fé, Caeté, Araxá e Capitólio.