19h38min - 16 de Dezembro de 2010 Atualizado em 15h16min - 01 de Julho de 2013

Setur-MG apresenta resultados da política estadual de turismo

BELO HORIZONTE (16/12/10) - A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, apresentou os resultados de sua gestão frente à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) durante a sétima Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo, realizada nesta quinta-feira (16), em Belo Horizonte.

“Sabemos que avançamos muito, mas no governo, a sensação é que devemos fazer mais a cada dia. Confio na continuidade que o Conselho dará orientando e propondo as ações da Política Pública do Turismo de Minas Gerais”, afirmou.

A secretária salientou que uma das maiores conquistas para os municípios mineiros foi a inclusão do critério Turismo na distribuição de parcela de retorno do ICMS. “Pela primeira vez na história da economia brasileira, os municípios mineiros terão incentivo financeiro para trabalharem a sua gestão turística”, frisou.

Em 2010, a Setur-MG deu continuidade às ações de desenvolvimento turístico regional, por meio das Associações dos Circuitos Turísticos. “Hoje, o Estado conta com 46 associações certificadas pelo Governo de Minas. De quatro anos para cá, já investimos R$ 2,7 milhões de reais para o fortalecimento de nossas instâncias de governança”, disse.

Promoção e Incentivo à Comercialização

Sobre a política de promoção e apoio à comercialização, Érica Drumond afirmou que merecem destaque a captação de quatro voos internacionais a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Foram instalados, em 2008, três novas rotas ligando Belo Horizonte a Lisboa, Panamá e Miami, operados pela TAP, Copa Airlines e American Airlines, respectivamente. Em dezembro deste ano, uma nova linha aérea ligando Belo Horizonte a Miami passou a ser operada pela TAM.

Nos últimos quatro anos o turismo mineiro esteve representado em 223 eventos nacionais e 120 internacionais. Foram realizados 121 workshops com operadores, 26 viagens de familiarização com agentes e operadores turísticos e ainda a apresentação do destino Minas Gerais para 160 jornalistas nacionais e estrangeiros. De acordo com a secretária, merece destaque a realização das três edições do Salão Mineiro do Turismo, incentivando o fluxo do turismo doméstico.

A secretária destacou que um dos grandes legados da gestão é o recém-lançado Portal do Turismo Mineiro, que estará totalmente ativo no primeiro semestre de 2011 para que todos os destinos turísticos mineiros possam inserir suas informações, roteiros e produtos online.

Turismo de Negócios e Espaço Minas Gerais

As entidades do turismo e toda a cadeia de prestação de serviço turístico de Belo Horizonte estão trabalhando em metodologia de rede, de forma integrada para o incremento do Turismo de Negócios e Eventos. No interior do Estado foram identificados cinco municípios polos para captação de eventos estratégicos: Uberlândia, Uberaba, Ouro Preto, Araxá e Juiz de Fora. Érica Drumond lembrou que para o fortalecimento do segmento do turismo de negócios na capital mineira, o Governo de Minas, juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está investindo RS$ 5,6 milhões.

Como uma das ações de destaque no fortalecimento do Turismo de Negócios, a secretária ressaltou a inauguração do Espaço Minas Gerais em São Paulo (SP), uma vitrine de visibilidade de Minas Gerais, no maior mercado latino-americano. Desde a inauguração, em 2009, foram realizados cerca de 80 eventos de diversas áreas da economia mineira, como turismo, moda e gastronomia, dentre outras. Neste período, 3,5 mil pessoas visitaram o espaço mineiro.

Destinos Turísticos Estratégicos

Este ano, foram estruturados dois produtos turísticos, a Trilha Real e a Vila Real, ambos inseridos na Estrada Real. A Trilha Real é autoguiada e corta os municípios de Itabirito, Ouro Preto e Ouro Branco. Os primeiros 38 quilômetros, inaugurados em outubro passado, compreendem os municípios de Itabirito, Marzagão, Acuruí e Capanema. E em novembro, foi inaugurado, no povoado do Vau, sub-distrito de Diamantina, o primeiro ponto de apoio ao viajante que percorre a Estrada Real. A Vila Real é um posto rural de serviços e informações turísticas à disposição do visitante que passa pelo trecho que liga Serro a Diamantina.

Nos quatro últimos anos houve um aumento do número de operadores que comercializam o destino Minas Gerais, saltando de 17 em 2008 para 30 nacionais e 87 internacionais, em 2010.  A meta é ofertar roteiros variados dentro da diversidade cultural, natural e histórica que Minas Gerais oferece. Neste sentido, 130 empresas de receptivo turístico foram capacitadas para diversificar e ampliar a oferta turística do Estado. “Estamos profissionalizando e fortalecendo nossos receptivos para um atendimento de excelência ao turista”, salientou Érica Drumond. Por meio do Programa Minas Recebe foram elaborados 101 novos produtos e atividades, além de cinco roteiros integrados no Estado.

Prodetur

Por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur NE II), estão sendo investidos mais de R$ 120 milhões na região do Vale do Jequitinhonha, com obras como a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Diamantina e Serro e assinatura da ordem de serviço para a pavimentação dos trechos Diamantina/Milho Verde, Milho Verde/Serro. “O programa visa gerar uma melhor qualidade de vida para a população das áreas beneficiadas e, consequentemente, para o turista”, finalizou Érica Drumond.