17h35min - 17 de Dezembro de 2014 Atualizado em 17h38min

Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebe 192 novos veículos

Com a renovação da frota, a expectativa é a de que os servidores fiquem ainda mais motivados para o monitoramento das unidades de conservação estaduais

Foram entregues, na manhã desta terça-feira (16/12), no Parque Estadual Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 192 veículos novos que irão incrementar em 25% a frota atual do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). São 116 Novos Unos e 76 caminhonetes Amarok que serão usados no transporte de servidores, no monitoramento das Unidades de Conservação Estaduais, no combate a incêndios florestais e nos trabalhos realizados pelas unidades descentralizadas do Sisema, disponibilizados por meio de um contrato de locação com vigência de dois anos.

Cerca de 50 pessoas entre funcionários das Superintendências Regionais de Regularização Ambiental (Suprams), Escritórios Regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e das Unidades de Conservação participaram da solenidade. Na abertura, a subsecretária de Gestão e Regularização Ambiental Integrada, Aline Trindade, destacou a importância dos novos veículos e o esforço desprendido para a renovação da frota. “Aguardamos muito por esse momento e sabemos o quanto a equipe da Subsecretaria de Inovação e Logística se empenhou para que essa frota fosse renovada. Esperamos que com a renovação os servidores se sintam mais motivados para continuarem desempenhando suas atividades”, ressaltou.

Já o diretor-Geral do IEF, Bertholdino Teixeira Junior, lembrou que há muitos anos o Sisema não recebia uma quantidade tão relevante de veículos. “E para conseguirmos essa frota, a subsecretaria de Inovação e Logística optou pela locação dos carros, um modelo inovador que nos oferece uma série de vantagens como manutenção constante, seguro e garantia de troca do veículo ao atingir 60 mil quilômetros”, explicou.

Teixeira Junior aproveitou a solenidade para agradecer à equipe que trabalhou durante a gestão dele frente ao cargo. “Agradeço a cada um dos funcionários que tiveram papel importante nos avanços que registramos ao longo desses anos. Estamos caminhando não só para a sustentabilidade ambiental, mas também econômica das nossas Unidades de Conservação”, afirmou.

De acordo com o Superintendente de Recursos Logísticos e de Manutenção, Regis Maciel Ferreira Junior, foram investidos cerca de R$ 8 milhões na locação dos 192 automóveis, por meio de um contrato com vigência de 24 meses, período em que o Sisema não precisará arcar com os custos de manutenção, impostos obrigatórios e seguro dos veículos. “Para o Sisema, que tem atividades muito peculiares, nas quais os veículos são usados nas unidades de conservação, em estradas sem pavimentação, onde há muito desgaste do automóvel e maior necessidade de manutenção e reparos, a locação se torna um bom modelo a ser usado para a renovação de frota”, esclarece.

Menção Honrosa

Durante a solenidade, o diretor-Geral do IEF e o diretor de Áreas Protegidas do IEF, Henry Colett, entregaram uma placa de honra ao mérito para o gerente do Parque Estadual Serra Negra, Wandelei Pimenta Lopes, que foi o criador do projeto de Motor Bomba Auto Carregável que melhorou o trabalho de combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação estaduais.

“Não podíamos deixar de reconhecer o trabalho do Wanderlei, um dos nossos gerentes, que desenvolveu um projeto de Motor Bomba bem mais em conta do que os do mercado. Já distribuímos 36 bombas em alguns parques estaduais e vários gerentes falaram que não teriam combatido o incêndio com tanta rapidez sem o equipamento”, afirmou Colett. A Motor Bomba é colocada sobre as caminhonetes, com um reservatório de 500 litros de água e é usada nos combates a incêndios florestais.