11h07min - 22 de Maio de 2015 Atualizado em 11h10min

Sorteio define os grupos do XX Mundial Júnior Masculino de Handebol, em Minas

Competição vai ser realizada em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Torneio reunirá atletas com boas chances de disputar a Olimpíada de 2016, no Rio

Belo Horizonte recebeu, nesta quinta-feira (21/5), o sorteio dos grupos do XX Campeonato Mundial Júnior Masculino de Handebol, que será disputado de 20 de julho a 1° de agosto nas cidades de Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A cerimônia teve como palco o auditório do hotel Royal Savassi e foi conduzida pelo presidente da comissão de competições da Federação Internacional de Handebol (IHF), Leon Kalin.

O Brasil fará parte da chave D e na primeira fase irá enfrentar a Alemanha, Egito, Japão, Noruega e Uruguai. O grupo A será composto por Suécia, Rússia, Holanda, Tunísia, Bielorrússia e Paraguai. No B estarão Espanha, Romênia, Sérvia, Qatar, Angola e Portugal, e no C, Dinamarca, França, Argentina, Chile, Coreia do Sul e Argélia.

Além da definição dos grupos, também foram definidas as sedes de cada um deles. O grupo do Brasil e a chave D farão a primeira fase em Uberaba, e os grupos A e B ficarão em Uberlândia.

O Brasil, como país sede, teve o direito de escolher o grupo em que queria estar. O técnico da seleção, Hélio Lisboa Justino, o Helinho, presente no sorteio, anunciou a escolha da chave D. Segundo ele, a definição foi pensando no cruzamento com o grupo C nas oitavas de final.

"Nosso primeiro plano era cair no grupo da Alemanha. Fizemos a escolha pensando nas oitavas, porque não adianta nada cair em um grupo fácil e depois enfrentar um adversário muito difícil na próxima fase", esclarece o treinador.

Helinho conta que a seleção tem grandes planos e muitas possibilidades de conseguir um resultado histórico para o Brasil. "Queremos brigar com a Alemanha pelo primeiro lugar da chave e, assim, conseguirmos um cruzamento nas oitavas em que sabemos que temos condições de ganhar. Sair em primeiro será nosso grande desafio. Já conhecemos as outras equipes. Em resumo, é um grupo bom”, diz.

“A Noruega, apesar de ser forte, ficou em décimo na Europa. Contra o Egito, já jogamos no Mundial Juvenil e ganhamos por uma boa diferença. O único para o qual perdemos no Mundial Juvenil foi a Alemanha, que se tornou campeã. Então, estamos bem encaminhados, se continuarmos fazendo o trabalho que estamos fazendo", completa Helinho.

O torneio contará com a presença de 24 seleções e irá movimentar o estado, já que muitos dos atletas presentes têm grandes chances de estar na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique, esteve presente no sorteio e se diz muito satisfeito com a vinda do evento para a região.

"Estamos muito felizes pela vinda dessa competição para as duas cidades do Triângulo Mineiro, Uberlândia e Uberaba, em um momento em que o Brasil respira esporte. O handebol é uma das modalidades mais praticadas nas escolas públicas de Minas, que revelam grandes talentos. Recebemos este evento com muita satisfação", ressalta.

O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, destaca a importância da realização do campeonato no Brasil. "Tenho certeza que teremos um grande campeonato em Uberlândia e Uberaba. Esta é uma categoria determinante, com atletas potenciais que estarão no principal evento esportivo deste ciclo. As duas cidades estão envolvidas e com muita vontade de receber o campeonato. Tudo isso somado é garantia de sucesso para o XX Campeonato Mundial Júnior Masculino", finaliza.