Copa do Mundo

15h49min - 28 de Abril de 2014 Atualizado em 11h02min - 29 de Abril de 2014

Taça da Copa do Mundo da FIFA 2014 está em exposição em Belo Horizonte

Nesta segunda e terça-feira, no Shopping Del Rey, os mineiros vão poder conferir de perto o troféu mais importante do futebol internacional

Cidade-sede do Mundial, Belo Horizonte recebe, nesta segunda e terça-feiras (28 e 29/04), o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFATM por Coca-Cola. Pela primeira vez na história, os mineiros têm a chance de ver o troféu e tirar uma foto do mais cobiçado prêmio do futebol mundial.

A exposição, que acontece no Shopping Del Rey, fica aberta ao público das 9h às 21h. Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, e o secretário extraordinário municipal da Copa do Mundo, Camillo Fraga, visitaram a mostra.

“Faltando apenas 45 dias para o maior evento de futebol do planeta, em nossa casa, é muito bom sentir que muitos já estão contagiados com o clima festivo da Copa do Mundo. Ter a taça em solo mineiro é um prazer enorme, por tudo que ela representa na história do futebol brasileiro e mundial. Ao ver a alegria nos rostos de cada uma dessas crianças aqui hoje, pude ter a certeza que este evento tem, de forma muito clara, algo diferente e especial”, destacou o secretário de Estado.

Na cerimônia da abertura do evento, o pentacampeão Gilberto Silva, embaixador de Belo Horizonte para grandes eventos, pôde tocar a taça, chance concedida apenas aos campeões mundiais e chefes de estado. "Ver o troféu novamente me faz sentir uma emoção muito grande. Só de chegar perto eu já sinto a adrenalina correndo. Tocar na taça depois de 12 anos, então, é como um filme que passa na cabeça da gente, afinal eu já estive com ela, já a levantei e beijei-a. Foi uma grande oportunidade reviver esse momento", destacou o ex-jogador do Atlético e América.

Várias escolas da rede pública municipal e estadual irão visitar a exposição entre hoje e amanhã. "É emocionante perceber tantas crianças, jovens e adultos vibrando ao conhecer o troféu da Copa do Mundo. É exatamente esse o espírito do brasileiro em relação ao futebol. É o que esperamos ver durante o torneio, que está cada vez mais próximo. Estamos trabalhando para que o belo-horizontino e todos os visitantes possam participar juntos dessa grande festa", destacou o secretário municipal Extraordinário para a Copa do Mundo, Camillo Fraga.

A taça já passou por 89 países e percorreu mais de 150 mil quilômetros, o que equivale a três voltas ao redor do mundo. O Tour da Taça pelo Brasil teve início no dia 22 de abril, no Rio de Janeiro. Porto Alegre foi a segunda capital contemplada e Belo Horizonte a terceira. Da capital mineira o tour segue para Salvador, onde ficará em exposição nos dias 30 de abril e 1º de maio. A viagem da taça termina no dia 1º de junho, em São Paulo. “Estamos muito animados em poder levar esse ícone tão poderoso para tantas pessoas e já envolvê-las no clima da Copa do Mundo, proporcionando entretenimento para toda a família”, afirma Michel Davidovich, vice-presidente e gerente geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014TM.

História da taça

A autêntica Taça da FIFA mede 36,8 centímetros de altura, pesa 6,175 quilos e é feita de ouro maciço 18 quilates. A base é de malaquita, pedra semipreciosa, com 13 centímetros de diâmetro. De acordo com o regulamento, a Taça pertence à FIFA e é entregue ao país campeão, que leva para casa uma réplica folheada a ouro – e não de ouro maciço como a original.

O primeiro troféu a contemplar o Campeão da Copa do Mundo foi a Taça Jules Rimet, em 1930. Criada pelo escultor francês Abel Lafleur, recebeu este nome em homenagem ao idealizador do Mundial, o presidente da Federação Francesa de Futebol, Jules Rimet. Depois da conquista do tricampeonato mundial, em 1970, no México, o Brasil adquiriu o direito de ficar com Jules Rimet em definitivo. A FIFA encomendou um novo modelo para a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha,

Como o Brasil adquiriu o direito de ficar com Jules Rimet em definitivo, depois da conquista do tricampeonato mundial, em 1970, no México, a Fifa encomendou um novo modelo para a décima Copa do Mundo, em 1974, disputada na Alemanha. Trinta e três desenhos foram enviados à FIFA e o escolhido foi o trabalho do artista italiano Silvio Gazzaniga, que optou por representar duas figuras humanas segurando o planeta Terra. “Linhas saltam da base em espirais, se abrindo para receber o mundo. Da impressionante tensão do corpo da escultura, surge a figura de dois atletas no agitado momento da vitória”, explicou.

Brasil (1994 e 2002), Alemanha (1974 e 1990), Argentina (1978 e 1986), Itália (1982 e 2006), França (1998) e Espanha (2010) são os países que, até o momento, têm seus nomes gravados.