Minas por Região
Turismo

18h51min - 20 de Abril de 2010 Atualizado em 19h17min - 29 de Junho de 2013

Terceiro Salão Mineiro do Turismo bate recorde de público

BELO HORIZONTE (20/04/10) - A terceira edição do Salão Mineiro do Turismo foi encerrada na tarde desse domingo (18) com recorde de visitas. Durante os três dias da maior mostra turística do Estado, passaram pelos corredores do Minascentro, em Belo Horizonte, cerca de 16 mil pessoas. A maior parte do público foi composta por belo-horizontinos que prometem aquecer a atividade turística nos meses de junho e julho deste ano. O Salão Mineiro do Turismo foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae-MG.

Nas edições de 2007 e 2009, foram contabilizadas a presença de cinco e 10 mil visitantes, respectivamente. Para a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, o sucesso do evento é reflexo da política pública do turismo desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais.

“Todas as regiões mineiras foram representadas através da participação das 46 Associações de Circuitos Turísticos. O público foi convidado a passear pelo Estado. Houve mostras culturais, gastronômicas e artísticas, além da integração entre o mercado, parceiros e os profissionais do turismo mineiro. O evento movimentou toda a cadeia produtiva nesses três dias de realização”, analisou a secretária.

Realizado em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae-MG, o Salão Mineiro do Turismo movimentou também a economia da capital mineira. Foram gerados cerca de 600 empregos diretos e indiretos para a realização do evento que contou com 110 estandes.

Grandes Destinos

Dividido de acordo com cada região do Estado - Triângulo Mineiro, Centro de Minas, Norte e Nordeste, Sul de Minas e Zona da Mata -, o Salão dos Grandes Destinos deu destaque às diversas áreas de atuação da cadeia turística e apresentou os melhores roteiros e destinos mineiros. Empresas de receptivo turístico, operadoras, agências de viagem e entidades representativas de todo o Estado apresentaram ao público os produtos formatados e prontos para receber o turista.

Certificada há menos de 15 dias, a Associação de Circuito Turístico Veredas do Paraopeba participou pela primeira vez da feira. O presidente da associação, Breno Carone, disse que participar do evento foi uma vitória de todos os municípios que pertencem ao circuito. “A feira foi uma vitrine que possibilitou mostrar nossos produtos não só para Minas Gerais, como para muitas pessoas que vieram de fora do Estado. Estamos muito satisfeitos e animados com as novas possibilidades que esse evento pode gerar para toda a região”, afirmou.

Nossas Riquezas

No Salão Nossas Riquezas, os visitantes conheceram o artesanato, a gastronomia e a arte mineira. Mais de 500 artistas de todas as regiões do Estado também tiveram a oportunidade de mostrar suas criações por meio das intervenções culturais ao longo dos três dias de evento. Orquestras, grupos de teatro, de dança e folclóricos e cantores fizeram no total 36 apresentações para o público presente.

Pela primeira vez, as artesãs Vitoria Khun e Maria Pinheiro vieram de Monte Verde para comercializar artigos feitos com recorte de madeira no Salão Mineiro do Turismo. Proprietárias da empresa Arte na Serra, elas revelaram que sempre desejaram participar de uma feira turística. “Estávamos acostumadas com eventos de artesanato. Mas o nosso produto também tem foco no turismo e está sendo muito proveitoso mostrar nossa arte ao mesmo tempo que a nossa região é divulgada”, analisou Vitória Khun.

Já o produtor de mel, Francisco Souza, participou de todas as edições do Salão Mineiro do Turismo. Ele veio de Dom Joaquim - que fica na Serra do Cipó -, e disse que o crescimento do evento ao longo das edições é notório. “Não sei quantas pessoas vieram este ano, mas dá para notar uma diferença grande das edições passadas para esta. Vendi cerca de 80% da mercadoria que trouxe, fiz novos contatos para distribuição do meu produto e divulguei as novidades para os fornecedores que já são meus clientes. Foi muito bom”, comemorou o produtor.

Salão do Conhecimento

Em parceria com o Sebrae Minas, o Salão Mineiro do Turismo contou com um espaço dedicado a novos aprendizados, debates, reflexões e integração entre o mercado, parceiros e os profissionais do turismo mineiro. Foram 15 palestras, 4 mini-cursos e 16 clínicas tecnológicas.

Dados do Sebrae-MG apontam que cerca de 1.500 profissionais, estudantes, empreendedores e investidores do trade turístico foram capacitados no Salão do Conhecimento. Para a coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae-MG, Mônica de Alencar Castro, “a participação do público foi significativa, com palestras cheias, mini-cursos e clínicas tecnológicas com vagas esgotadas. É uma honra para a instituição ser parceira na realização de um evento que, desde a primeira edição, teve uma evolução fantástica”, afirmou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato