Copa do Mundo

16h07min - 21 de Junho de 2014 Atualizado em 16h27min

Tingido de azul e branco, Mineirão recebe quase 58 mil pessoas em dia de Argentina e Irã

Governador Alberto Pinto Coelho assistiu à partida e elogiou o povo mineiro por sua receptividade aos turistas nesta Copa

Cerca de 58 mil torcedores agitaram o Mineirão neste sábado (21/06), dia de jogo válido pela segunda rodada do grupo F da Copa do Mundo, entre o Irã e a Argentina. O estádio ficou tingindo pelas cores da Argentina, que venceu o jogo por 1x0, maioria da torcida nas arquibancadas. O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, assistiu à partida no estádio e comentou que os mineiros têm dado mostras de como sabem receber bem os turistas.

A boa convivência dentro do estádio, com a maioria dos torcedores de outros países que aqui estão vindo para apoiar suas seleções e jogadores, é um exemplo da hospitalidade mineira, segundo o governador. “Pelo que estamos vendo até o momento, estão sendo recompensados os esforços do Governo e da população de Minas Gerais para fazer a melhor das Copas. Os que nos visitam, certamente, estão levando na bagagem a recordação do carinho com que foram recebidos”, afirmou.

Alberto lembrou, ainda, que todos os investimentos feitos – a reforma do Mineirão, as obras de infraestrutura e de mobilidade – são legados que ficarão para população. “O nosso povo está tendo, ainda, uma oportunidade única de conviver com outros povos, outras culturas, sabendo respeitar e sendo respeitado. Esse é outro legado imensurável, mas que permanecerá vivo na alma e no coração de cada mineiro”, completou.

O Mineirão de azul e branco

O craque Lionel Messi levou ao delírio a torcida de seu país ao marcar o único gol do embate no final do segundo tempo. Nas arquibancadas, rostos pintados de azul e branco tiveram de aguardar a rede balançar até os últimos minutos finais da partida para comemorar a vitória do time sul-americano.

Os presentes, em sua maioria argentinos, cobraram garra da equipe do técnico Alejandro Sabella a cada lance perdido para o time iraniano, que mostrou um futebol competitivo dentro de campo. Os brasileiros se misturaram entre iranianos e argentinos, rendendo-se ao final à maestria de Messi.

Antes do início do jogo, outro craque argentino agigantou ainda mais a partida no Mineirão, o ex-jogador Diego Maradona. Cercado de assistentes, Maradona deu um beijo em uma criança vestida com a camisa da Argentina no hall de entrada do estádio antes de subir para a área VIP, fazendo o pai do rebento chorar. Satisfeito com o Mineirão, ele declarou: “Minas Gerais merece um estádio moderno como este”.

Reinaugurado no começo do ano passado, o Gigante da Pampulha foi o estádio mais testado antes da Copa do Mundo da FIFA. Para Maradona, o estádio é excelente. Ele disse, ainda, que está muito contente em Belo Horizonte e agradeceu aos mineiros pelo carinho e respeito. “Estou muito contente por estar em Belo Horizonte. Agradeço toda gente de Minas Gerais que está me tratando com muito carinho e muito respeito", afirmou.

O técnico do Irã, Carlos Queiroz, emocionou-se com a receptividade dos torcedores presentes no Mineirão e agradeceu ao povo mineiro. "A Argentina tem uma grande equipe, tem o Lionel Messi, que é um jogador diferenciado. Mas estou feliz porque, dentro de campo, o jogo foi igualitário. Muito obrigado ao povo de Belo Horizonte pelo apoio e, principalmente, aos iranianos que vieram para cá", disse.

Outros craques latino-americanos marcaram presença no estádio, como o goleiro da seleção argentina de 1990, Sergio Goycochea, o ex-lateral Juan Pablo Sorín, e o atacante colombiano Valderrama. Juan Sebastián Verón, que integrou a seleção argentina nos Mundiais de 1998 e 2002, também assistiu ao jogo. Verón, que encerrou sua carreira na equipe argentina Estudiantes, conhecida dos mineiros por ter derrotado o Cruzeiro na final da Taça Libertadores da América de 2009, também apostou na vitória da seleção argentina neste sábado e acertou em seu palpite.