Copa do Mundo

16h45min - 14 de Junho de 2014 Atualizado em 16h51min

Totalmente equipado, Mineirão é aprovado por torcedores neste sábado (14/06)

Forças de segurança e agentes de saúde do Estado asseguraram o atendimento e a tranquilidade durante a partida entre Colômbia e Grécia, na Copa do Mundo

Maioria entre os mais de 57 mil espectadores da vitória da Colômbia por 3 a 0 sobre a Grécia, pelo Grupo C da Copa do Mundo 2014, no Mineirão, os colombianos aprovaram o palco da partida deste sábado (14/06). Para eles, que vibraram muito com os gols de Armero, Gutierrez e Rodrigues, o Gigante da Pampulha passou no teste.

Um grupo de torcedores intitulados “Índios Pijaos”, de Tolima, elogiou o fácil acesso ao estádio, não teve problemas com os assentos e aprovou a estrutura oferecida. “É um belo estádio que vai deixar muito saudade. Ficamos felizes em estrear em Belo Horizonte, uma comunidade amável e hospitaleira”, disse Cesar Cuellar, porta-voz do grupo. De Minas Gerais, eles seguem para Brasília para acompanhar, no próximo dia 19, a seleção colombiana contra os africanos da Costa do Marfim.

Outro grupo, liderado por Miguel Gonzáles, também gostou do espetáculo. “Ficamos impressionados com a estrutura da Copa do Mundo. Nós amamos o fato da Colômbia jogar no Mineirão”, disse. Aos gritos, os torcedores saíram do estádio satisfeitos com o desempenho do time, comandado pelo técnico argentino José Néstor Pékerman.

Estrutura de saúde e segurança

O Governo de Minas Gerais, por meio de suas forças de segurança e da Secretaria de Estado de Saúde, preparou uma estrutura completa para garantir a tranquilidade dos torcedores no Mineirão. As ações de segurança realizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais neste sábado (14/06), em Belo Horizonte, contaram com cerca de 12 mil policiais, o que inclui atuação na imediações do Mineirão e apoio às delegações estrangeiras no estado.

O Corpo de Bombeiros utiliza, nos arredores do Mineirão, um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) – carreta que possui sistema completo de comunicação e videomonitoramento, além de uma plataforma integrada de inteligência para a gestão de grandes eventos e ocorrências, apresentando um mapa de viaturas disponíveis e recursos como hospitais e unidades policiais.

O planejamento do Corpo de Bombeiros garante, ainda, a segurança na Fifa Fan Fest, no Expominas. Todas as forças de segurança receberam treinamento especial para lidar com turistas, como cursos de língua estrangeira e turismo.

Ainda com relação aos equipamentos, helicópteros, simuladores, robôs, armas especiais e até um imageador aéreo foram utilizados nas ações desenvolvidas pelas forças de segurança do Estado neste sábado, nas imediações do estádio. Uma delegacia-móvel montada em um ônibus devidamente equipado foi usada para reforçar a atuação da Polícia Civil de Minas Gerais durante a realização do jogo entre Colômbia e Grécia.

O veículo é dotado de infraestrutura de TI completa (com acesso a redes sociais), telefonia, radiocomunicação, comunicação direta com a rede de dados da instituição e ainda com gerador próprio de energia, além de possuir também sistema de vídeo monitoramento interno e externo. A delegacia-móvel opera, também, nas imediações da Fan Fest, na Expominas.

Além disso, um Posto Médico Avançado (PMA) foi montado na Av. C esquina com Av. Abrahão Caram, com cerca de 80 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, além de equipamento para atendimento de urgência e emergência de última geração. Dois helicópteros do Corpo de Bombeiros, além da equipe da corporação, também estavam à disposição dos torcedores. A Fan Fest, no Expominas, também contou com estrutura similar.

O próximo jogo no Mineirão será no próximo dia 17, às 13h, entre Bélgica e Argélia, e será mais uma oportunidade para os torcedores se encantarem com a beleza do Gigante da Pampulha.