12h30min - 10 de Abril de 2015 Atualizado em 13h19min

Unimontes anuncia adesão ao Sisu a partir do primeiro semestre de 2016

Universidade Estadual de Montes Claros institui grupo de trabalho para definir as diretrizes. Seleção dos alunos será feita pela nota do Enem

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para o ingresso aos seus cursos de graduação. A proposta de adesão está prevista para entrar em vigor a partir do primeiro semestre de 2016. Um grupo de trabalho foi constituído com o objetivo de agilizar a implantação no âmbito da universidade.

Instituído por intermédio de portaria assinada pelo reitor João dos Reis Canela, o grupo de trabalho é formado por professores da universidade, sendo presidido pela pró-reitora adjunta de Ensino, Francely Aparecida dos Santos. A professora explica que, conforme estabelecido em portaria, o grupo de trabalho vai atuar junto à comunidade acadêmica, acolhendo propostas e sugestões das diretorias de centros, departamentos e colegiados de coordenação didática para a efetivação da adesão ao sistema de seleção unificada do MEC. Um dos itens que será avaliado é o número de vagas disponibilizadas.

“Com a adesão ao Sisu, a proposta da Unimontes é aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino superior”, afirma a presidente do grupo de trabalho. A pró-reitora esclarece que, com a participação dos representantes da comunidade acadêmica, a universidade vai elaborar a proposta a ser enviada ao Ministério da Educação, comunicando oficialmente a adesão.

O Sisu substituirá o antigo vestibular, com a seleção dos alunos dos cursos de graduação sendo feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscreverem no Sisu no primeiro semestre de 2016, os estudantes deverão participar das provas do Enem prevista para o meio deste ano. A adesão ao Sisu foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) e pelo Conselho Universitário (Consu) da Unimontes.

Paes e Cotec

A professora Francely dos Santos enfatiza que, mesmo com a adesão ao Sisu, as atividades da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes (Cotec) estão mantidas. A Cotec é a responsável pelo Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (Paes), que terá continuidade, independentemente do Sisu.

A pró-reitora adjunta de Ensino da Unimontes também afirma que os cursos de educação a distância e com provas de habilitação específica, como de Música, não podem ser inseridos no Sisu. Portanto, a Cotec continuará responsável pelos processos seletivos desses cursos, além de promover concursos e seleções públicas de servidores para a própria universidade, prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos.