15h24min - 22 de Maio de 2015 Atualizado em 15h26min

Unimontes comemora 53 anos com destaque para a inovação tecnológica

A Universidade Estadual de Montes Claros prioriza os esforços para elevar o nível da qualidade da educação e o IDH em Minas

Uma instituição em crescimento, que investe na inovação tecnológica, em obras físicas e na ampliação da pós-graduação stricto sensu com o incremento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços à comunidade. Este é o perfil da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que comemora 53 anos de ensino superior público no Norte de Minas neste domingo (24/5).

Por meio da Lei Estadual 2.615, em 24 de maio de 1962 foi criada a Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM). Em 1989, por intermédio da Constituição Mineira, a FUNM foi transformada na Universidade Estadual de Montes Claros. De dezembro de 1966 a dezembro de 2014, a Unimontes alcançou a marca de 50.089 profissionais graduados em seus diversos cursos.

“Ao comemorar 53 anos, a Unimontes avança como uma universidade consolidada e comprometida com o ensino superior público de qualidade. Supera desafios, com objetivos muito bem delineados alinhados com as perspectivas do desenvolvimento regional”, afirma o reitor da instituição João dos Reis Canela.

O reitor destaca que, juntamente com a melhoria das ações do ensino, pesquisa e extensão, a universidade tem como prioridade “estabelecer os atos do concurso público para docente, buscando a regularização funcional da maioria dos seus professores”. Somente nos últimos meses, foram aplicados recursos da ordem de R$ 9,7 milhões em melhorias.

Comunidade universitária

A comunidade universitária é formada por cerca de 12 mil alunos distribuídos em 134 cursos, sendo 56 deles regulares de graduação. Somente nos cursos regulares de graduação são 7.830 alunos matriculados, sendo 5.473 estudantes no campus-sede e 2.357 nos campi de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Unaí, Pirapora, Salinas e São Francisco, além dos núcleos avançados de Joaíma e Pompéu.

Nos cursos de graduação regulares são oferecidas 2.713 vagas anuais. A instituição também ganha destaque na educação a distância, com mais de 3,4 mil alunos matriculados nos cursos de Administração Pública, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia, atendendo 73 municípios.

A capacitação dos professores é incentivada como ferramenta para a melhoria da qualidade de ensino na instituição, cujo corpo docente alcançou o percentual de 54,55% de titulação stricto sensu. De um total de 1.472 professores, 803 contam com títulos de mestre, doutor e pós-doutor.

Pós-graduação stricto Sensu

A ampliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu é uma das prioridades da instituição. Estão em funcionamento os mestrados profissionais em Biotecnologia, Letras/Estudos Linguísticos e Cuidados Primários em Saúde e os mestrados acadêmicos em Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Desenvolvimento Social, Geografia, História, Letras/Estudos Literários, Produção Vegetal no Semiárido, Modelagem Computacional e Zootecnia, totalizando 469 alunos matriculados.

Também são ministrados os doutorados em Ciências da Saúde, Produção Vegetal no Semiárido, e Desenvolvimento Social. A universidade conta com os doutorados interinstitucionais em Geografia, Ciências Sociais, Ciências da Religião e Odontologia Reparadora. Também são ministrados os mestrados interinstitucionais em Teoria Psicanalítica e em Artes Cênicas.

Avanço na pesquisa

As atividades da pesquisa são incrementadas, com estímulo permanente à iniciação científica e à integração com a graduação. São desenvolvidos projetos de pesquisa de interesse regional com busca de soluções para os problemas e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A instituição conta 52 grupos e 192 linhas de pesquisa, totalizando 600 projetos aprovados. No ano passado, foram aplicados mais de R$ 4,5 milhões em projetos de investigação científica e tecnológica e mais de R$ 5,8 milhões na pós-graduação.

Também é estimulada a investigação científica e tecnológica por parte dos acadêmicos dos diversos cursos de graduação, por intermédio das bolsas de iniciação científica. Em 2014, a universidade totalizou 465 bolsas de iniciação científica, concedidas com recursos próprios e com o apoio dos órgãos e fomento. Foram ofertadas 55 bolsas de produtividade em pesquisa, além de 12 bolsas de outras modalidades.

Hospital Universitário

Na mesma perspectiva de avanço, é ampliada a prestação de serviços à comunidade na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário possui 172 leitos e dispõe de outros 10 leitos do Serviço de Internação Domiciliar (HU em Casa). Nas áreas de urgência e emergência conta com UTI neonatal e pediátrica, unidade de cuidados intensivos e pronto socorro 24 horas.

Os investimentos em obras físicas e melhorias no HUCF somaram R$ 16,38 milhões em 2014. Foi iniciada a construção do Instituto de Pesquisa em Saúde, orçado em R$ 1,35 milhão. Com recursos liberados pela Secretaria de Estado de Saúde, foram aplicados R$ 4,7 milhões na aquisição de equipamentos. O HUCF é referência no atendimento ambulatorial em pré-natal de alto risco, portadores do vírus HIV, tuberculose e de outras doenças infecto-contagiosas, especialmente as hepatites.