16h08min - 24 de Julho de 2009 Atualizado em 16h48min - 23 de Junho de 2013

Vice-governador inaugura Unidades Básicas de Saúde

O vice-governador Antonio Anastasia inaugurou em Paraisópolis, no Sul de Minas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Wilson Dias. Em Gonçalves, também Sul do Estadi, Anastasia e os secretários de Saúde, Marcus Pestana, e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, entregaram duas Unidades Básicas de Saúde Rurais.

PARAISÓPOLIS (24/07/09) - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia inaugurou em Paraisópolis, no Sul de Minas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Wilson Dias, nesta sexta-feira (24). O Governo de Minas investiu R$ 180 mil na obra, feita em parceria com a prefeitura municipal. A obra beneficiará aproximadamente 4 mil pessoas.

“Estamos realizando em Minas Gerais uma obra muito extensa em termos de estrutura de saúde pública. A inauguração de mais uma UBS em Paraisópolis significa a melhoria da qualidade de vida, não só aqui, mas em toda a região”, afirmou Anastasia. Segundo ele, a UBS faz parte de uma rede integrada muito forte, com investimentos expressivos do Estado no Sul de Minas em saúde pública e outras áreas como educação, infra-estrutura rodoviária e segurança pública.

A construção da UBS recebeu R$ 350 mil em investimentos da Prefeitura de Paraisópolis. “Todo investimento em saúde ainda será pouco. A prevenção deve ser trabalhada porque depois que a doença aparece, o recurso necessário para acabar com ela é maior e às vezes não há resultado”, completou o prefeito municipal Sérgio Bizarria.

Em Gonçalves, ainda no Sul de Minas, o vice-governador e os secretários de Estado de Saúde, Marcus Pestana, e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, inauguraram duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rurais denominadas José Pinto Ribeiro e Sebastião Batista Filho. O Estado destinou R$ 180 mil para as obras, cada uma custando R$ 90 mil.

As Unidades Básicas de Saúde Rurais estão vinculadas às Unidades Básicas de Saúde urbanas, porém funcionam como uma base apoio às ações de promoção à saúde e de assistência para as populações rurais, que muitas vezes enfrentam dificuldades de acesso às unidades situadas na área urbana.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, o Programa Saúde da Família (PSF) é prioridade do sistema de saúde do Governo de Minas. “O PSF é o coração, a alma do sistema de saúde. É onde resolvemos 80% das demandas da população. É ali que temos prevenção e promoção da saúde, matando o problema pela raiz”, disse.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, prioriza, em suas ações de saúde, a atenção primária, que é o nível de assistência que foca a promoção à saúde e a prevenção às doenças. Por isso a Secretaria de Estado de Saúde (SES) criou em 2005 o Programa Saúde em Casa, que visa melhorar a qualidade da atenção primária prestada aos mineiros, o que significa ampliar a cobertura das Equipes de Saúde da Família e fornecer instrumentos para a melhoria da assistência.

Minas é o estado com o maior número de equipes de Saúde da Família no país, com 3.862 atuando em 832 cidades mineiras, o que representa uma cobertura de 67,11%. A saúde básica no Estado ainda conta com 25.913 agentes comunitários de saúde e 2.108 Equipes de Saúde Bucal.

Título de Cidadão Honorário

Durante a visita a Paraisópolis, o vice-governador Anastasia e os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, e de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, receberam o Título de Cidadão Honorário paraisopolense. Os autores da homenagem foram os vereadores Lauro Maria Soares Justo, presidente da Câmara Municipal, Conceição Aparecida Pereira, vice-presidente da Câmara, e Antônio Milton Cardoso, secretário. Fuad Noman não pode comparecer à reunião solene da Câmara de Paraisópolis.