Ciência e Tecnologia | Governo | Infraestrutura | Economia / Desenvolvimento

06h00min - 08 de Novembro de 2014 Atualizado em 10h20min - 10 de Novembro de 2014

Vídeo mostra o desenvolvimento da primeira Aerotrópole da América Latina em BH

Entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves atrai indústrias de alta tecnologia, hotéis, centros de convenções e condomínios

Localizada no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (BH AIRPORT), a Aerotrópole Belo Horizonte é o  primeiro território de uma região metropolitana no Brasil que foi criteriosamente planejado, para os próximos 20 anos, com altos padrões de mobilidade e acessibilidade, visando a implementação de parques industriais, logísticos e residenciais, centros de referência e de distribuição, complexos de tecnologia da informação, de comunicações e biotecnologia, campus universitários, centros de convenções e hotéis. O principal motor de sua atividade econômica é o BH AIRPORT, que tem com forte potencial para operar rotas nacionais e internacionais.

“Nem todo aeroporto pode ser base de uma Aerotrópole. Daí por que, nos últimos anos, o planejamento do Governo de Minas convergiu para viabilizar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, comercialmente já conhecido como BH AIRPORT, como um novo hub para passageiros e cargas da região sudeste do país, capaz de proporcionar que os preços de bens e serviços ao seu redor possam ser competitivos em escala global”, explica o Subsecretario de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Luiz Antônio Athayde Vasconcelos. Segundo ele, não há mais dúvida de que aeroportos eficientes e de alta conectividade se transformarão em uma espécie de “roteadores da internet física das coisas”. Exemplo disso são as dezenas de Aerotrópoles que estão evoluindo ao redor do mundo. As mais avançadas são as de Amsterdam Schiphol (Holanda), Hong Kong, Incheon (Coreia do Sul), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Chicago O´hare (Estados Unidos).

De acordo com Athayde, a Aerotrópole Belo Horizonte tem o desafio de se transformar no principal território da nova economia de Minas Gerais, com ênfase nos setores aeroespacial, defesa, ciências da vida, microeletrônica, TI, turismo de negócios, educação voltada à capacitação e serviços avançados voltados para produtos de maior valor agregado. “O objetivo é que, já por volta de 2020, a Região Metropolitana de Belo Horizonte seja reconhecida como o principal polo da logística avançada do Brasil”, informa. Com isso, segundo ele, é possível que, em 2033, o PIB da região atinja o patamar de US$ 160 bilhões (cerca de três vezes mais do que hoje), com a geração de 690 mil novos empregos diretos.

O vídeo abaixo, desenvolvido para a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), mostra como está o planejamento para transformar o entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (BH AIRPORT) em uma cidade-aeroporto, rodeada por polos de empresas alta tecnologia e conhecimento, além de um conjunto completo de instalações comerciais e serviços.