17h38min - 11 de Agosto de 2015 Atualizado em 17h53min

Virada Educação de Minas abre espaço para ouvir estudantes e professores

Roda de conversa da Virada Educação de Minas abre espaço para ouvir estudantes e professores

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, abriu a primeira roda de conversa do movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM), que tem como principal objetivo trazer de volta para as escolas jovens que deixaram de estudar. Realizada nesta terça-feira (11/8), no PlugMinas, a Virada Educação contou com cerca de 600 pessoas, entre estudantes e professores de escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Divididos em rodas de conversas, estudantes e professores discutiram durante todo o dia o que a escola tem de positivo e o que precisa melhorar. O objetivo é escutar quem está na ponta, dentro da escola. “A ideia da Virada é somar esforços, saberes e pensar coletivamente como podemos avançar para a educação no nosso Estado”, afirmou Macaé Evaristo.

O foco da Virada é o adolescente entre 15 e 17 anos. Além de trazer o adolescente de volta para a escola o movimento também quer aproximar a escola do universo dos jovens, a partir do envolvimento de vários atores sociais, como pais, artistas, comunidade, associações e educadores.

Além da Região Metropolitana, os outros 16 territórios de desenvolvimento do estado também vão contar com rodas de conversa, que acontecerão até 10 de setembro. Ao todo, foram inscritas 3.660 pessoas para estes eventos, sendo 1.820 estudantes e 1.840 professores. A participação dos estudantes e professores não é obrigatória.

Para estas rodas, a SEE conta com o apoio do Unicef, que desenvolveu a metodologia e irá levar o movimento para outros 84 municípios do semiárido de Minas Gerais que fazem parte do projeto Selo Unicef.

Com a intenção de ser um movimento contínuo, a Virada terá um momento de encontro e celebração, que vai acontecer no dia 19 de setembro, quando as escolas estaduais vão realizar debates, exibições de filmes, curtas-metragens e apresentações artísticas e culturais, dentre outras iniciativas a serem programadas pelas próprias escolas.

Clique aqui para conhecer um pouco mais da Virada Educação Minas Gerais.